Jornal Estado de Minas

NOVO CASO

Martinho Campos registra o sétimo caso de COVID-19

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
O sétimo caso de paciente com o novo coronavírus em Martinho Campos, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, foi confirmado na tarde desta sexta-feira (26) pela prefeitura. Apesar dos registros do município, o informe da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desta sexta-feira indicava apenas quatro casos na cidade – que tem, ainda, um registro de óbito pela COVID-19.



A Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente contaminado apresentou complicações respiratórias e foi transferido do Hospital Dr. Odilon de Andrade, em Martinho Campos, para um leito de UTI na Santa Casa de Bom Despacho, município vizinho.
 
Seria um idoso, de 84 anos, interno do asilo da cidade. 

De acordo com o informe epidemiológico divulgado pela prefeitura da cidade, eram contabilizados 13 casos suspeitos e sete de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, além de uma morte. No informativo, o Executivo municipal também esclarece que, até o momento, foram feitos 222 testes e cinco pessoas já se recuperaram da doença. 

A primeira ocorrência da COVID-19constatada em 24 de abril, dizia respeito a um homem de 62 anos que residia no município. O paciente fez o primeiro teste comprobatório na Fundação Ezequiel Dias (Funed), que indicou positivo.


Enquanto aguardava a contraprova, feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o homem, que estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, morreu três dias depois

Flexibilização do comércio


Ainda quando tinha apenas um caso da doença, a Prefeitura de Martinho Campos havia anunciado, em 5 de maio, a retomada gradativa e controlada das atividades comerciais no município, como expresso no Decreto nº 040/2020. Mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, nem todos os segmentos estão cumprindo as orientações de segurança do Ministério da Saúde. 

Além do comércio, as medidas de isolamento social e de uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) não estão sendo cumpridas, segundo a secretaria.

A pasta também divulgou em sua página no Facebook o número de celular dos fiscais responsáveis por atender as denúncias quanto ao  desrespeito do  decreto: 99983-0873.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina