(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Uberlândia é mais uma cidade a fechar comércio não essencial

Prefeitura voltou atrás depois de explosão de casos de infecção pelo novo coronavírus no município localizado no Triângulo Mineiro


postado em 19/06/2020 20:38 / atualizado em 20/06/2020 00:48

Uberlândia deu passo atrás na flexibilização da atividade comercial depois de aumento de casos de COVID-19(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 6/5/11 )
Uberlândia deu passo atrás na flexibilização da atividade comercial depois de aumento de casos de COVID-19 (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 6/5/11 )

 
A Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, voltou atrás e decidiu fechar o comércio não essencial da cidade a partir da próxima segunda-feira (23), por causa da explosão dos casos de coronavírus e ocupação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) no município, que chegou a 99% nesta sexta (19). Nesta data, Uberlândia 4.748 pacientes confirmados com a COVID-19 e 75 óbitos confirmados pela doença.
 
A quantidade de casos divulgada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento da COVID-19 de Uberlândia supera o numero de pacientes contaminados em Belo Horizonte  do ultimo boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), desta sexta-feira, que registra 3.789  casos da doença e 90 mortes confirmadas pela doença.
 
Mas, os dados da SES sobre Uberlândia estão defasados em relação aos boletim da Secretaria de Saúde da cidade do Triângulo, constando ainda 2.608 casos e 51 óbitos por coronavírus em Uberlândia.

O fechamento do comércio em Uberlândia para tentar frear a explosão dos casos de coronavirus na cidade foi anunciado no final da tarde sexta-feira, em reunião do prefeito Odelmo Leão (PP) com os integrantes do Comitê Muniicipal de Enfrentamento da COVID-19. Os estabelecimento continuarão fechados por um período de 15 dias.
 
O secretário municipal de Saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues,   disse que será necessário que os moradores cumpram as medidas de isolamento social para atenuar a propagação do vírus na cidade. Ele alertou que, caso contrário a Municipalidade poderá adotar medidas “mais drásticas”, numa referência ao lockdown (fechamento total).
 
“Se a população não se envolver, provavelmente, terão que ser adotadas ainda mais drásticas dentro de duas semanas”, advertiu Rodrigues.

Na mesma linha, o promotor Lúcio Flavio de Faria e Silva, da Promotoria da Defesa de Saúde de Uberlândia, afirmou que a cidade-polo do Triângulo vive “uma situação de guerra”. O representante do MPMG também ressaltou a importância da participação da população no cumprimento das medidas
protetivas contra a transmissão do vírus. 
 
A flexibilização das atividades econômicas em Uberlândia tinham sido iniciadas no final de abril, com os estabelecimentos devendo obedecer a uma série de restrições. O secretário municipal de Saúde disse que a Prefeitura recuou na abertura do comércio ao verificar uma “gradativa aproximação de uma situação de caos”, com o rápido aumento de casos do coronavirus e o esgotamento das vagas de UTI. 
 
Ele disse que, após a pandemia, houve um aumento de 630% na ocupação de leitos de tratamento intensivo município. Atualmente, a cidade tem 110 leitos de UTI na rede municipal. O prefeito Odelmo Leão anunciou que está providenciando a instalação de mais 10 leitos de tratamento intensivo no município em  caráter emergencial. 
 
O secretário municipal de Saúde lembrou que a velocidade de transmissão do coronavírus avanço muito nos últimos dias. “A cidade demorou 53 dias para  chegar a  1 mil casos. Foram nove dias para atingir 2 mil caos, mais 6 dias para alcançar 3 mil casos e apenas 5 dias para chegar a 4 mil casos da doença”, relatou Rodrigues.

Compra de hidroxicloroquina 

 
A compra de um grande quantidade de hidroxicloroquina foi das medidas adotadas pela Prefeitura de Uberlândia para o combate da COVID-19 no município. O prefeito Odelmo Leão salientou que o remédio está disponível para a população em todas as unidades básicas de saúde da cidade.
 
Durante a reunião do comitê municipal de enfrentamento da COVID-19 em Uberlândia, o representante do Ministério Público Federal (MPF), o  procurador da república Cleber Eustaquio Neves destacou a que a Municipalidade comprou 30 mil comprimidos de hidroxicloroquina. Ele salientou que o remédio está acessível a toda população e que dever usado por pacientes com sintomas leves da COVID-19. 
 
O uso da hidroxicloroquina é polêmico. Mas, o medicamento é polêmico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que ainda não existem evidências cientificas claras sobre os efeitos do remédio no combate ao coronavirus, alertando também sobre os efeitos colaterais do medicamento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)