Publicidade

Estado de Minas

Grupos de quadrilha fazem carreata para celebrar Santo Antônio em BH

Com festejos suspensos por causa do coronavírus, eles improvisaram cortejo para marcar a data


postado em 13/06/2020 12:51 / atualizado em 13/06/2020 13:16

Carros enfeitados desfilaram pelas ruas do Centro(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Carros enfeitados desfilaram pelas ruas do Centro (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Com o Arraial de Belo Horizonte suspenso diante da pandemia da COVID-19, grupos de quadrilha da capital e do interior do estado deram um jeito de o dia de Santo Antônio, celebrado neste sábado, não passar em branco: eles fizeram uma carreata junina no Centro da cidade. 



Carros enfeitados com balões, cartazes e imagens do santo percorreram as ruas, com direito a buzinaço. Os trajes típicos dos dançarinos precisaram ganhar um acessório novo: as máscaras para evitar a transmissão do coronavírus. 

Casais de dançarinos acrescentaram máscaras aos trajes típicos(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Casais de dançarinos acrescentaram máscaras aos trajes típicos (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


“No início de junho, dia de Santo Antônio, estamos relembrando nosso cortejo que acontece anualmente. Viemos para as ruas dentro dos carros, com três pessoas por veículo, todo mundo de máscara, passando álcool em gel, para festejar um pouco e mostrar à cidade que a cultura junina continua viva”, disse o presidente da União Junina Mineira, Jadson Nantes, ressaltando que o grupo respeita todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde e que os ensaios das quadrilhas foram suspensos para evitar aglomerações. 

Criatividade: motocicleta vira
Criatividade: motocicleta vira "cavalo" no cortejo junino (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Ao todo, 58 veículos participaram do cortejo, cada um representando um grupo. A carreata saiu de uma das entradas do Parque Municipal às 11h30, passando pela Avenida Afonso Pena, Rua dos Caetés, Rua da Bahia e Rua dos Tupinambás, terminando na Praça da Estação, na Avenida dos Andradas.  

Carreata percorreu no Centro de BH neste sábado(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Carreata percorreu no Centro de BH neste sábado (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Nantes disse que a União já planeja as comemorações do dia de São João, em 24 de junho, mas por enquanto, eles vão manter os planos em “segredo”. Ele, Santo Antônio e São Pedro são homenageados nos festejos juninos pelo país. 

Moradora de rua tentou agredir um quadrilheiro, mas foi contida por conhecidos(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Moradora de rua tentou agredir um quadrilheiro, mas foi contida por conhecidos (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
MOMENTO TENSO Nem tudo foi festa na dispersão da carreata. Um dos quadrilheiros quase foi agredido por uma moradora em situação de rua na Praça da Estação. O momento foi flagrado por Leandro Couri, da reportagem do Estado de Minas. A mulher foi na direção do rapaz dizendo que jogaria uma frigideira com gordura gente nele, mas outras pessoas que estavam com ela na calçada não permitiram e disseram que ela sofre de problemas psicológicos. O quadrilheiro preferiu não dar entrevista.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade