(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apesar da pandemia, tradição dos tapetes de Corpus Christi é mantida

Sem procissões ou missas, féis da igreja católica vão celebrar a eucaristia em casa nesta quinta-feira


11/06/2020 12:07 - atualizado 11/06/2020 15:10

Ver galeria . 11 Fotos Tapete simbólico foi montado na Praça Santa Rita, em SabaráJuarez Rodrigues/EM/DA Press
Tapete simbólico foi montado na Praça Santa Rita, em Sabará (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press )


A pandemia do novo coronavírus não impediu que fiéis da igreja católica repetissem a tradição dos tapetes de serragem no feriado de Corpus Christi, mesmo sem procissões e missas presenciais. 

Em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um grande tapete enfeita a Praça Santa Rita, no centro histórico, com o desenho da hóstia e do vinho sagrado. Logo abaixo, estão os dizeres “Vai passar, tenha fé”. 

O tapete foi montado pela prefeitura de forma simbólica nesta quinta-feira. A equipe usava máscaras para evitar a COVID-19. No entanto, alguns pedestres foram vistos nas ruas hoje sem o item essencial para a saúde. Nas redes sociais, o Município divulgou um vídeo ensinando como confeccionar os tapetes de forma segura. Veja:


 
A tradição também foi mantida em Jaboticatubas, também na Grande BH, onde os trabalhos começaram ainda na madrugada. 

Luiz Filipe de Melo, 23 anos, é coordenador responsável pela montagem dos tapetes. Ele faz parte da  Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jaboticatubas.  “Nós costumávamos fazer na rua principal da cidade. Mas, devido à pandemia, fizemos na Praça da Matriz”, disse.

Ele afirma que 20 pessoas participaram da montagem: “Respeitamos o distanciamento social, o uso de máscaras e o álcool gel para higienização”, afirmou.

Ele disse que a montagem é importante pois a tradição ressurgiu na cidade há quatro anos por um grupo de jovens: “tradição havia morrido na nossa cidade.”


Tapete com a imagem de Jesus Cristo sendo montado em Jaboticatubas
Tapete com a imagem de Jesus Cristo sendo montado em Jaboticatubas (foto: Luiz Filipe de Melo Gonçalves/Arquivo pessoal)


Na capital mineira, fiéis também confeccionaram os tapetes de serragem na Igreja da Boa Viagem, na Região Centro-Sul da cidade. Os fiéis aproveitaram as peças para homenagear os profissionais da saúde que trabalham no combate à COVID-19.

Com os templos fechados, a Arquidiocese de Belo Horizonte orienta que os católicos acompanhem a celebração da eucaristia em transmissões online das paróquias e da própria Arquidiocese, pela TV e rádio. 








receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)