(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Governo autoriza abertura de shoppings mesmo com avanço de casos em MG

De acordo com secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio, também foi flexibilizado o funcionamento de salões de beleza


postado em 04/06/2020 13:05 / atualizado em 04/06/2020 15:52

O secretário Fernando Passalio informou que os shoppings poderão funcionar em todas as ondas do Minas Consciente(foto: Facebook/Reprodução)
O secretário Fernando Passalio informou que os shoppings poderão funcionar em todas as ondas do Minas Consciente (foto: Facebook/Reprodução)

 Depois de o governo admitir aumento exponencial da curva de transmissão em Minas, o secretário-adjunto de desenvolvimento econômico, Fernando Passalio, anunciou a liberação de funcionamento de shoppings em todas as ondas do Minas Consciente. Desde o início da pandemia, infectologistas alertam que esses centros comerciais, por receberem muitas pessoas, aumentam o risco de contágio da doença.
 
O anúncio foi feito durante entrevista coletiva nesta quinta (4), que teve a participação do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Mudanças nos protocolos sanitários flexibilizam outros segmentos econômicos. Também foi informado pelo governo nova data para o pico da doença, 19 de julho, com a confirmação de 2.047 novos casos.
 
Os salões de beleza saíram da onda vermelha, com protocolos mais rígidos diante de maior risco de transmissão, para a zona amarela. Os hoteis passaram para a onda verde, em que estão incluídos serviços essenciais.

"Alteração que houve em relação aos shoppings são as seguintes: deixam de ser zonas proibidas no que tange o funcionamento nas ondas. As lojas no interior dos shoppings poderão funcionar na mesma dinâmica, no limite da respectiva onda que o município está", informou Fernando.
 
Ele disse ainda que os estabelecimentos comerciais para abrir devem seguir os protocolos respectivos de cada onda. "Se o município está na onda verde, os shoppings poderão funcionar, e as lojas do seu interior, seguindo os limites do segmento da onda verde. O município que estiver na onda branca, as lojas do shopping poderão funcionar tanto dos segmentos da onda verde quanto onda branca e assim sucessivamente", completou.
 
 De acordo com balanço do governo, 110 municípios aderiram ao programa Minas Consciente, o que corresponde a uma população de 3 milhões de mineiros. "Os municípios que estão na onda amarela poderão ter seus salões de beleza funcionando. Avanço que teve do segmento que estava na onda vermelha", informou Fernando.
 
O secretário informou que os municípios da Região Noroeste, que estavam na onda branca, retrocederam para a onda verde. 
 

CONTROLE NO NÚMERO DE CLIENTES

 
Em nota,  assessoria de imprensa do governo informou que a abertura de shoppings levou em conta o princípio da isonomia. "Os lojistas que  atuam nos shoppings, são, em sua maioria, comerciantes de pequenas e média empresas, que estariam impossibilitados de funcionar no espaço dos shoppings.  Mas, por outro lado, esse mesmo perfil de comerciante, estaria liberado para atuar fora dos espaços dos shoppings." 
 
Disse ainda que está liberado apenas o comércio dos shoppings e não o entretenimento. Haverá limitação de fluxo, carros, proibição de atividades de lazer e entretenimento, medição de temperatura e outras medidas para seu funcionamento. 

A asessoria informou que foi criado um protocolo específico para a liberação da atividade, com várias restrições. "Importante ressaltar que eles terão que seguir protocolos rígidos de circulação e de manutenção do isolamento, ainda que no interior dos shoppings com o objetivo de garantir um isolamento maior do que seria no ambiente aberto das ruas", informou a assessoria.



 

 

 

 

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)