(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas No norte de minas

Janaúba tem aumento de 700% de casos de COVID-19 em 15 dias

Prefeitura diz que situação está sob controle, já que não foram registrados episódios graves, nem mortes; há, no entanto, um óbito suspeito sob investigação


01/06/2020 15:23 - atualizado 01/06/2020 16:07

Vista aérea da cidade de Janaúba, que fica no Norte de Minas(foto: Ricardo Alves/Divulgação)
Vista aérea da cidade de Janaúba, que fica no Norte de Minas (foto: Ricardo Alves/Divulgação)
O município de Janaúba (71,6 mil habitantes), no Norte de Minas, teve, em 15 dias, crescimento da ordem de 700% dos casos de novo coronavírus (COVID-19) – subiram de cinco em 14 de maio para 40 na sexta-feira passada (29). A prefeitura da cidade, no entanto, garante que a situação da doença está sob controle, alegando que não foi confirmado nenhum óbito ou caso grave e que o “aumento já era esperado” por causa da intensificação de testes junto à população.

“Ressalta-se que é um aumento esperado, visto que mais pessoas estão sendo testadas, o que diminui o nível de subnotificações e torna mais precisa a realidade da contaminação no município”, informou a Prefeitura de Janaúba, por meio de nota, ao ser questionada.

Sobre o controle da doença, informou que o sistema municipal de Saúde “está trabalhando incessantemente, de forma a monitorar os casos notificados para verificação da evolução e realizar mais testagens para captar com mais precisão a realidade da contaminação”.

Acrescentou que “até o momento não há nenhum caso grave confirmado e boa parte dos casos estão curados”. Por outro lado, revelou que está em curso a investigação de uma morte que tem como causa suspeita o novo coronavírus.

O material foi escolhido e encaminhado para exame laboratorial pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O resultado do teste está sendo aguardado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba informou ainda que tem monitorado diversas empresas que atuam na cidade em relação aos casos da COVID-19 e desmentiu informação que circulou entre os moradores de que vários funcionários de uma empreiteira do município teriam testado positivo para o novo coronavírus.

Hospital da cidade de Janaúba(foto: Oliveira Júnior/Divulgação )
Hospital da cidade de Janaúba (foto: Oliveira Júnior/Divulgação )


Casos em frigorífico


A Prefeitura Janaúba confirmou que dois funcionários de um frigorífico instalado na cidade tiveram testes positivos para a COVID-19. Eles foram afastados de suas atividades e passaram a ser monitorados pela Vigilância Epemiológica do município e, atualmente, ambos “são considerados curados”.

A assessoria da prefetura sustenta ainda que não foram registrados outros casos de contaminação na empresa frigorífica.

Desde a segunda quinzena de março, no início da pandemia, foram instaladas barreiras sanitárias em Janaúba, como medida preventiva contra a transmissão da COVID-19. É cortada pela MGT 122, que liga o Norte de Minas à Bahia.

Além disso, motoristas de caminhões de Janaúba sempre viajam para Belo Horizonte, São Paulo e e Rio de Janeiro para a entrega de banana, produzida em alta escala nos projetos de irrigação do Gorutuba (situado entre Janaúba e Nova Porteirinha) e no Projeto Jaíba (instalado no município homônimo), na mesma região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)