(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisa da Funed pode revelar características da COVID-19 presente em Minas e ajudar no combate ao vírus

Estudo, em parceria com a Fiocruz, já realizou o sequenciamento de 41 genomas do coronavírus presente no estado em 24 horas


postado em 15/04/2020 20:04 / atualizado em 15/04/2020 21:38

Estudo já realizou o sequenciamento de 41 genomas do coronavírus em 24 horas(foto: Priscilla Fujiwara/ACS Funed)
Estudo já realizou o sequenciamento de 41 genomas do coronavírus em 24 horas (foto: Priscilla Fujiwara/ACS Funed)
Pesquisadores em Minas Gerais e São Paulo estão sequenciando os genomas do novo coronavírus para estudos que vão ajudar nas ações de combate à pandemia nos estados. Os trabalhos podem, em longo prazo, responder sobre a relação dos subtipos de vírus presentes em cada território, assim como a circulação e dispersão e os sintomas característicos da doença apresentados em cada região.

Os estudos podem revelar, por exemplo, se o vírus que circula em Minas Gerais tem as mesmas características ou se já sofreu algum tipo de mutação. Também se os sintomas mais graves do coronavírus é provocado por um vírus diferente dos demais.

O projeto desenvolvido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), com colaboração do grupo liderado pelo pesquisador Luiz Alcântara da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conseguiu sequenciar 41 genomas em 24 horas.

A pesquisa pretende subsidiar ações de vigilância em saúde e as tomadas de decisões do governo, diz Marluce de Oliveira, diretora do Laboratório Central de Saúde Pública da Funed. “A Funed promove a saúde da população de Minas Gerais gerando informação para o monitoramento epidemiológico da infecção causada pelo SARS-CoV-2”, avalia.

Marluce ainda aponta que os resultados preliminares mostram que todas as sequências de genomas isoladas em Minas se agrupam formando um grupo, que são similares, e que a sequência do estudo pode destacar mais características únicas do vírus que circula no estado.

“Mesmo que tenham uma relação filogenéticas próxima, ainda sim a Funed irá analisar mais amostras e realizar o sequenciamento genético da SARS-CoV-2 para termos mais informações sobre a dispersão do vírus no estado de Minas Gerais”, finaliza.

Os resultados deste estudo serão disponibilizados como um pré-print na Revista online BioRxiv.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)