(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Casamentos em série

Sim para 42 casais: união coletiva é prévia de 'casamentão' de maio, no Mineirinho

Defensoria Pública promove casamentos em série em Ribeirão das Neves e anuncia evento para 500 casais, com inscrições já abertas


07/03/2020 04:00 - atualizado 06/03/2020 21:54

Quarenta e dois casais participaram da celebração, promovida pela Defensoria Pública em Ribeirão das Neves(foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS)
Quarenta e dois casais participaram da celebração, promovida pela Defensoria Pública em Ribeirão das Neves (foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS)

As alianças de ouro ainda não têm os nomes gravados, mas isso logo será resolvido – o mais importante é que, desde a tarde de ontem, estão no dedo anular da mão esquerda de Aguinaldo Grigatto, de 54 anos, e Silvana Reis Souza, de 46, juntos há quase três décadas. Ao lado de mais 41 casais, os dois oficializaram a união no Casamento Comunitário, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa é da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
 
Durante a cerimônia na Cidade dos Meninos, feliz, Aguinaldo brincou: “Vai ter lua de mel, com certeza, pois estamos começando de novo”. Já a “esposa” planejava uma festança, pois ganhou de presente um jogo de panelas e quer usá-lo em grande estilo. “Vai ser tudo como manda o figurino. A festa vai durar até o fim de semana”, garantiu Silvana. Ambos celebrarão a data com os quatro filhos e três netos. Para o noivo, motofrentista, o alto custo de um casamento e a falta de tempo foram adiando o grande dia, “mas o dinheiro para gravar os nomes está garantido”.
 
Sem custos para os noivos, e com patrocínio para vestidos, ternos, maquiagem, penteados, entre outros serviços, a cerimônia contou com bênção ecumênica, na presença de padre e pastor, e entrega das certidões de casamento, além do sorteio de presentes.
 
Em nota, o DPMG, explicou que a ação extrajudicial de alcance social busca tornar possível ao cidadão, principalmente ao vulnerável, o pleno exercício da cidadania. Além da parceria com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ribeirão das Neves e de Justinópolis, a iniciativa teve apoio da Cidade dos Meninos e do Instituto Embeleze, sendo realizado por meio da unidade da Defensoria Pública em Ribeirão das Neves, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).

 AUTOESTIMA “O objetivo é promover a regularização jurídica de casais, que ainda não têm a união oficializada, legitimando a sua vida conjugal, garantindo a inclusão social e resgatando, entre outros, a autoestima”, destacou a defensora pública Mônica Batista Soares Garcia.
Ela observa ainda que a situação financeira dos noivos é empecilho para a formalização da união, pois o custo do casamento está na casa dos R$ 500, incluindo despesas com cartório. “Os familiares ficam muito felizes, e os filhos dos casais participam da cerimônia. Além da segurança jurídica para os casais, em direitos previdenciárias, sucessão e outros aspectos, há o lado da estruturação familiar e redução de conflitos”. A defensora anunciou para 22 de maio, no Ginásio do Mineirinho, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, o casamento coletivo de 500 casais, já com inscrições abertas.

Fique de olho


Casamento Coletivo em BH
Dia: 22 de maio, no Ginásio do Mineirinho, na Região da Pampulha
Inscrições abertas até 7 de abril, para residentes em BH
Mais informações no site www.defensoria.mg.def.br, pelo telefone (031) 3526-0312 ou na sede da DPMG, na Rua dos Guajajaras,1.707, no Bairro Barro Preto, na Região Centro-Sul de BH, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)