(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre Dom Enemésio Lazzaris, bispo que dirigiu abrigo em BH e se formou em Minas

Líder religioso representava a Diocese de Balsas (MA), lutava contra um câncer no pâncreas há mais de um ano e ficou marcado por trabalhos progressistas


postado em 04/02/2020 22:16 / atualizado em 04/02/2020 22:22

Dom Enemésio Lazzaris, em 2014, quando atuava como presidente da Comissão Pastoral da Terra. Líder religioso ficou marcado pela luta por igualdade social(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 29/04/2014)
Dom Enemésio Lazzaris, em 2014, quando atuava como presidente da Comissão Pastoral da Terra. Líder religioso ficou marcado pela luta por igualdade social (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 29/04/2014)

 

Morreu, no último domingo (2), aos 71 anos, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, que dirigiu por seis anos o Lar dos Meninos Dom Orione, localizado em Belo Horizonte, na Região da Pampulha. Ele exercia, desde 2007, o bispado de Balsas (MA) e lutava contra um câncer no pâncreas.


Dom Enemésio Ângelo Lazzaris nasceu em Siderópolis (SC) e se formou em Teologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. Ele também foi formador e promotor vocacional em Belo Horizonte entre 1975 e 1981.

 

 

O líder religioso ficou marcado pelo trabalho de prelazia e se identificou com lutas por terra, água e justiça social de centenas de comunidades do campo. Também denunciou a violência dos latifundiários contra os indígenas.


Os trabalhos nesse sentido garantiram a Dom Enemésio a presidência da Comissão Pastoral da Terra, cargo que exerceu por dois mandatos, entre 2012 e 2018.


Também presidiu a Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano e fez parte do Grupo de Trabalho de combate ao Trabalho Escravo.


Em nota, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se manifestou sobre a perda. “Aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, nos unimos em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão”, diz o texto.


“Enviamos o nosso fraterno abraço a todos e asseguramos as nossas orações pelo descanso eterno do bispo que dedicou a vida as causas sociais dos mais desprotegidos e perseguidos”, completou a CNBB.


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)