(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rio Pardo de Minas entra em estado de emergência após temporal

A tempestade durou cerca de 1 hora e 30 minutos, intervalo em que foram registrados mais de 80 milímetros de chuva


postado em 25/11/2019 13:55 / atualizado em 26/11/2019 07:38

A chuva forte provocou a retirada do calçamento de bloquete de duas avenidas da cidade, derrubou diversos muros(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
A chuva forte provocou a retirada do calçamento de bloquete de duas avenidas da cidade, derrubou diversos muros (foto: Reprodução da internet/WhatsApp)


A população de Rio Pardo de Minas (30,9 mil habitantes), no Norte de Minas, sofreu com um temporal que desabou sob a cidade no fim da noite de domingo, deixando ruas transitáveis com o calçamento arrancado, casas detalhadas, muros derrubados e prédios públicos danificados.  Por causa dos prejuízos, na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Rio Pardo, Marcus Vinicius Almeida Ramos (PSD), decretou estado de emergência no município, onde, historicamente, esse tipo de decreto é adotado em relação aos problemas decorrentes das estiagens prolongadas. Mas, os moradores de todas as regiões devem ficar em alerta em relação aos temporais nos próximos dias.

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Belo Horizonte,  a previsão para  nesta terça-feira é de pancadas de chuvas no  Alto Paranaíba,  Triângulo Mineiro, no Noroeste e também no Norte do estado, onde fica Rio Pardo de  Minas. Na quarta-feira, vão ocorrer maiores volumes de chuvas no Sul de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes e no Oeste do estado, com as densidades pluviométricas prevalecendo nestas regiões na quinta-feira.

Mas, a previsão  da meteorologia  é que, a  partir de sexta-feira e no fim de semana, as chuvas mais intensas deverão ser registradas em todo estado. Segundo Claudemir Azevedo, os alertas em relação aos temporais deverão ser redobrados no Triângulo, Zona da Mata e Sul de Minas. “Recomendamos maior atenção para o Sul do estado, especialmente para a Serra da Mantiqueira, onde o volume de chuvas pode ser mais expressivo em virtude da orografia (condições de relevo) da região”, enfatiza Azevedo.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG0, além de Rio Pardo,  em sete municípios mineiros foi decretado estado de emergência por causa de danos provocados pelas tempestades na atual temporada de chuvas: Itabirito e Rio Acima (Região Metropolitana de BH),  Viçosa e3 Paula Cândido (Zona da Mata) e Paula Cândido,  Santa Rita do Sapucaí (Sul do estado), Córrego Novo (Vale do Rio Doce) e Ninheira (Norte do estado).

No final da noite de domingo, Rio Pardo de  Minas – distante 710 quilômetros de BH , foi castigada por uma chuva acompanhada de vento forte, que teve uma duração de uma hora e meia, assustando os  moradores e causando muitos danos. Não houve vítimas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, durante temporal foram registrados 63,2 milímetros no município, que, curiosamente, assim como outras cidades do norte do estado, vinha sofrendo com sérios problemas decorrentes da seca.

(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)


Conforme o engenheiro da prefeitura, Jorge Leão, a chuva forte deixou duas avenidas intransitáveis, provocando a retirada do calçamento de bloquete. O temporal derrubou diversos muros, sendo um deles do estádio municipal da cidade. Também danificou o telhado e comprometeu a estrutura de dezenas de casas.

Além disso, houve danos em prédios públicos. Quatro escolas municipais foram atingidas. Uma delas teve parte do telhado arrancada  e outras três tiveram a estrutura das paredes comprometida. O pronto socorro do Hospital Municipal Tácito de  Freitas Costa  e um centro de convivência social também foram inundados.  O vento forte derrubou arvores em diversas partes da cidade.

O prefeito de Rio Pardo de Minas, Marcus Vinicius de Almeida Ramos (PSD), disse que ainda levanta os prejuízos, mas, com a assinatura do decreto de emergência, espera receber auxílio governamental para recuperar a cidade.  “O município é carente e vamos precisar da ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal para corrigir o que foi danificado”, afirmou Almeida Ramos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)