(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

''Ficamos presos no hotel sem poder sair'', diz mineiro que está no Chile

Os violentos protestos registrados em Santiago, no Chille, já resultaram em três mortes e rastro de destruição


postado em 20/10/2019 14:03 / atualizado em 20/10/2019 14:22

Militares patrulham ruas de Santiago neste domingo (foto: Rogério Vilela Gonzaga/Divulgação)
Militares patrulham ruas de Santiago neste domingo (foto: Rogério Vilela Gonzaga/Divulgação)
"Está tudo fechado. Vi muita quebradeira e saques. É como se fosse um arrastão", relata o empresário mineiro Rogério Vilela Gonzaga, que está em Santiago, capital do Chile, sacudida por violentos protestos contra o governo desde a última sexta-feira. 

Rogério Vilela mostra os moradores limpando as ruas de Santiago após rastro de destruição(foto: Rogério Vilela Gonzaga/Divulgação)
Rogério Vilela mostra os moradores limpando as ruas de Santiago após rastro de destruição (foto: Rogério Vilela Gonzaga/Divulgação)
Rogério chegou à cidade na quarta-feira. É a primeira vez dele e da mulher Mônica de Castro Monteiro no Chile. A ideia era fazer turismo no país, mas a programação acabou prejudicada por causa dos protestos. "Não sabíamos da situação. Na sexta-feira, fomos fazer uma visita à Cordilheira dos Andes e no retorno já não conseguíamos chegar até o hotel. A van teve que parar em torno de dois, três quilômetros antes e tivemos que caminhar. As ruas estavam fechadas e ali já começava toda a manifestação", detalhou. 
Rogério disse que o pior dia foi no sábado, data em que o governo decretou toque de recolher. "Ficamos presos no hotel sem poder sair", conta. "Muitas lojas estão quebradas, arrombadas. Vi pessoas nas ruas carregando televisão, máquinas de lavar e até geladeira", emendou.

Ônibus foram queimados durante os protestos (foto: Rogério Vilela Gonzaga/Divulgação)
Ônibus foram queimados durante os protestos (foto: Rogério Vilela Gonzaga/Divulgação)
Na tarde deste domingo, segundo Rogério, estavam programadas novas manifestações. "Eles saem quebrando tudo e causando muito tumulto. Ao primeiro sinal de movimentação, é pra gente recolher porque eles podem assaltar. É como se fosse um arrastão", resume. 

Mortes e caos


Neste domingo, o Chile estava paralisado, com praticamente todo o comércio fechado, voos suspensos e cancelados no aeroporto e quase nenhum público, após os protestos mais graves no país desde o retorno da democracia em 1990, que deixaram três mortos.

Semáforo no chão: o centro de Santiago virou um cenário de destruição(foto: Rogério Vilela Gonzaga/Divulgação)
Semáforo no chão: o centro de Santiago virou um cenário de destruição (foto: Rogério Vilela Gonzaga/Divulgação)
O centro de Santiago virou um cenário de destruição: semáforos no chão, ônibus queimados, lojas saqueadas e milhares de destroços nas ruas após os protestos iniciados na sexta-feira com o aumento do preço da passagem do metrô, uma notícia que foi o estopim para uma série de reivindicações sociais.

Apesar do toque de recolher ter sido decretado e da mobilização de quase 10.000 militares nas ruas, os distúrbios prosseguiram durante a madrugada em Santiago e outras cidades, como Valparaíso e Concepción, que também foram afetadas pela medida que restringe a movimentação.

Na capital do país, três pessoas morreram em um grande incêndio após o saque de um supermercado da rede Líder, um dos muitos alvos de ataques dos manifestantes nas últimas horas.

Os manifestantes também atacaram ônibus e estações do metrô. De acordo com o governo, 78 estações foram atingidas e algumas ficaram completamente destruídas.

O prejuízo ao metrô de Santiago supera 300 milhões de dólares e algumas estações e linhas demorarão meses para voltar a funcionar, afirmou o presidente da companhia estatal, Louis de Grange. (Com AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)