(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Criança de 4 anos é diagnosticada com meningite em Muriaé, na Zona da Mata

Em agosto, uma menina de três anos morreu da doença na cidade, mas, segundo prefeitura, não indicativo de surto


postado em 18/10/2019 21:34

Prefeitura da cidade informou que tomou medidas de proteção em pessoas que tiveram contato com a criança(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Prefeitura da cidade informou que tomou medidas de proteção em pessoas que tiveram contato com a criança (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Uma criança de quatro anos está internada no Hospital São Paulo, em Muriaé, na Região da Zona da Mata, após ter sido diagnosticada com meningite. A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que o menino está reagindo bem ao tratamento e a previsão é de que seja transferido para o quarto ainda nesta sexta-feira (18).

Exames laboratoriais foram enviados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise e diagnóstico do tipo de meningite. Os testes ainda vão indicar o tipo da doença, mas, segundo a prefeitura, já foi descartada a hipótese de meningite bacteriana e o mais provável é que a doença seja do tipo viral.

Em agosto, uma menina de três anos morreu na cidade devido a uma meningite por haemófilos influenza, uma infecção bacteriana aguda das meninges. Por meio de nota, a prefeitura afirmou que estes são casos isolados e não há indicativo de surto da doença na cidade.

Segundo Daniel Licy, médico infectologista do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, “do ponto de vista técnico, não há possibilidade de surto da doença em Muriaé, esse foi um caso isolado, mesmo assim, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir sua extinção no município”.

O menino estuda em uma instituição da rede particular da cidade. Na quarta-feira (16), uma equipe de saúde esteve na escola para prestar esclarecimentos e orientações. A secretaria também solicitou à escola que garanta informações sobre o estado vacinal das pessoas que tiveram contato com o menino.

Cerca de 2,5 mil pessoas são atingidas pela meningite por ano, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. No mundo, nos últimos 20 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram reportados quase 1 milhão de casos com suspeita de meningite e 100 mil pessoas morreram.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)