(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercado Central de BH completa 90 anos com distribuição de bolo e discurso de Kalil

Comemorações marcaram a manhã deste sábado no local, um dos principais pontos turísticos da cidade


postado em 07/09/2019 14:24 / atualizado em 07/09/2019 19:23

Prefeito de BH, Alexandre Kalil discursou antes do tradicional 'parabéns'(foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte)
Prefeito de BH, Alexandre Kalil discursou antes do tradicional 'parabéns' (foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte)
Sede de lojas e produtos únicos, o Mercado Central de Belo Horizonte completou 90 anos neste sábado com muita festa. Nesta manhã, as comemorações envolveram a distribuição de pedaços de um bolo de aniversário com seis andares aos visitantes e a presença do prefeito Alexandre Kalil (PSD). O político discursou no local, antes das pessoas cantarem o tradicional "parabéns".

“O Mercado Central é um lugar de pobre, um lugar de rico, do comerciante, do cliente, para beber cerveja, comer fígado e comprar carne. É o lugar mais eclético que temos em Belo Horizonte e que tem mais o ‘junto e misturado’. Então, parabéns ao Mercado Central. Gosto muito de frequentar aqui, é divertido. Muito obrigado pelo convite. Parabéns a todos, o Mercado Central é o que é porque é nosso, nós somos os proprietários do Mercado Central: a cidade, o povo de BH”, disse o prefeito, que preferiu comparecer a festa do Mercado e mandou o vice, Paulo Lamac, para representá-lo no desfile de 7 de setembro.

Inicialmente, o mercado era chamado de Mercado Municipal de Belo Horizonte. O espaço foi inaugurado em 7 de setembro de 1929 pelo então prefeito Cristiano Machado e pertenceu à Prefeitura de Belo Horizonte até 1964. Ele foi construído no terreno que abrigava o campo do América, localizado entre a Avenida Paraopeba (atual Avenida Augusto de Lima), e as Ruas Goitacazes, Curitiba e Santa Catarina.
 
Surgia então como um dos maiores centros de comércio do estado, alojava cerca de 100 comerciantes e seu foco principal era a venda de produtos hortifrutigranjeiros. Nos 14 mil metros quadrados do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.
 
Em 1973, passou a ser denominado Mercado Central. Foi quando então ampliou suas atividades, expandiu seus negócios e se transformou em um centro comercial não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e produtos típicos, e se transformou num dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.
 
Nessas nove décadas, o mercadão de BH guarda grandes memórias e muitas histórias para contar. O local desde sempre foi ponto de encontro dos belo-horizontinos e dos milhares de visitantes, de todos os lugares do Brasil e do mundo. Nos seus 24 mil metros quadrados de área, o mercado tem 400 lojas, que empregam diretamente 2.850 funcionários. Aberto de domingo a domingo, recebe mensalmente 1,2 milhão de pessoas.

 
SERVIÇO

 
Mercado Central de Belo Horizonte

Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744 – Centro – BH.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 18h. Domingos e feriados, das 7h às 13h.
Telefone:(31) 3274-9497
Site: mercadocentral.com.br  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)