(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Peregrinação

Serra da Piedade recebe milhares para rezar o terço e louvar a padroeira de Minas

Evento em Caeté, na Grande BH, reuniu 12 mil homens na manhã deste sábado


31/08/2019 16:20

(foto: Arquidiocese de BH/Divulgação )
(foto: Arquidiocese de BH/Divulgação )

Cerca de 12 mil pessoas participaram, na manhã deste sábado (31), da 6ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário Basílica da Padroeira de Minas, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Às 11h, diante da ermida que guarda a imagem de Nossa Senhora da Piedade, do século 18, esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou a missa festiva e falou sobre a importância das famílias.

“A peregrinação do Terço dos Homens é um dom para a Igreja, pois se trata de um encontro congregador e evangelizador, que dá às famílias mais espiritualidade e permite um acompanhamento por todos nós. Ela move também o coração, como um grande tesouro da vida da Igreja, disse o arcebispo e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento começou às 7h30, com acolhida na Praça Antônio da Silva Bracarena, seguindo-se a Peregrinação até a Ermida da Padroeira de Minas - Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Logo depois, ocorreu a oração do Terço e Passagem do Manto Sagrado de Nossa Senhora da Piedade, na Praça Cardeal Mota. No final da manhã, houve a apresentação cultural Paixão e fé, com Túlio Mourão e Ticiane. A peregrinação integra a “largada” das comemorações dos 60 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas, que terá programação especial em setembro e muito especial em 2020 (veja o quadro)

SÉCULOS DE HISTÓRIA

A proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais ocorreu em 31 de julho de 1960, fato que motivou uma grande festa na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital. A oficialização foi feita pelo papa João XXIII (1881-1963), atendendo ao pedido dos bispos mineiros, entre eles o então arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Antônio dos Santos Cabral (1884-1967), e do arcebispo coadjutor e administrador apostólico, dom João Resende Costa, bem como do governador do estado, José Francisco Bias Fortes (1891-1971). Nesse processo, destacou-se também o trabalho de dom Carlos Carmello de Vasconcelos Motta (1880-1982), mais conhecido como Cardeal Motta e que hoje batiza a praça em frente da ermida.

(foto: Arquidiocese de BH/Divulgação )
(foto: Arquidiocese de BH/Divulgação )

Com altitude de 1.740 metros, a Serra da Piedade abriga histórias de fé e até política. Foi no alto, por exemplo, que o ex-presidente Tancredo Neves (1910-1985) deu início à campanha de redemocratização do país, em 1984. Em dias muito claros, é possível vislumbrar a Serra do Caraça, o espelho d’água de Lagoa Santa, toda a cidade de Caeté, com o pontilhão ferroviário, e outros municípios da RMBH. O ponto principal, sem dúvida, é a ermida que dá exatamente o clima de “pedacinho do céu” de manhã bem cedo, quando nuvens baixas tomam conta do topo da serra.

A fama do lugar teria começado entre 1765 e 1767, conforme a tradição oral, com a aparição de Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços, a uma menina, muda de nascimento, cuja família vivia na comunidade de Penha, a seis quilômetros da serra. Nesse momento, a menina teria recuperado a fala. Mais tarde, em 1773, o templo seria construído pelo ermitão português Antônio da Silva, o Bracarena.

PROGRAMAÇÃO
Setembro

De 6 a 14 - Novena preparatória para a festa da Mãe Padroeira de Minas
14 - Peregrinação do Apostolado da Oração
15 - Solenidade da Mãe e Senhora da Piedade
21 - Peregrinação da Legião de Maria
29 - Peregrinação da Irmandade do Santíssimo


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)