(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paciente com suspeita de sarampo é isolado em hospital de BH

Paciente que veio de São Paulo, onde há surto da doença, procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul, que ficou fechada por horas


postado em 21/08/2019 18:50 / atualizado em 21/08/2019 19:20

Paciente foi levado para o Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Paciente foi levado para o Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O paciente com suspeita de sarampo que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul, e provocou o fechamento do local por horas, está no Hospital Eduardo de Menezes (HEM). O homem está clinicamente estável e se encontra em um leito de isolamento. A UPA, localizada no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, já voltou a funcionar normalmente.

De acordo com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), o paciente, que não teve o nome divulgado, foi levado nesta tarde para o Hospital Eduardo de Menezes. “Informamos que, na tarde desta quarta-feira (21/08/19), deu entrada no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), um paciente do sexo masculino, procedente do estado de São Paulo, com suspeita de sarampo. O paciente encontra-se em leito de isolamento e estável clinicamente”, afirmou.

O paciente esteve em São Paulo, onde a doença se espalha rapidamente. Nesta quarta-feira, procurou atendimento na UPA Centro-Sul, que teve que ser fechada por prevenção. Os serviços na unidade de saúde foram interrompidos nesta manhã. Por volta das 14h50, as atividades foram retomadas.

“Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está no local para ações de vacinação de pacientes, acompanhantes e funcionários. Outra medida executada, conforme o protocolo, foi a suspensão da entrada de novos pacientes na unidade e desinfecção do local”, informou a Secretaria Municipal de Saúde por meio de nota enviada nesta tarde.

A pasta afirma que todas as medidas para evitar a transmissão foram tomadas. O paciente foi transferido para uma unidade hospitalar não informada. “A Secretaria Municipal de Saúde também fez contato com o local em que o paciente estava hospedado para alertar sobre a necessidade de vacinação e atenção aos sintomas da doença”, finaliza a secretaria.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) já fez contato com o Ministério da Saúde e ANVISA para fazer o levantamento dos dados dos passageiros que estiveram no mesmo voo e, assim, orientar a realização das ações de bloqueio vacinal.

Casos em Minas


O estado já confirmou quatro casos de sarampo em 2019. Mas há o risco da doença ter infectado mais moradores. A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) já notificou 190 casos suspeitos da moléstia em 73 cidades mineiras. Do total, 51 registros ainda estão sendo investigados. Quatro pessoas foram diagnosticadas com enfermidade.

Este ano, Minas Gerais confirmou o primeiro caso autóctone – quando a transmissão ocorre dentro do território – de sarampo em 20 anos, uma criança de 1 ano, moradora de Belo Horizonte. Outros três casos foram confirmados no estado. No último, o morador começou a sentir os sintomas em março. De lá para cá, não houve nenhuma confirmação da doença.

Vacinação ampliada


Nesta quarta, a Secretaria de Estado de Saúde informou que, a partir de quinta, todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Até o início de agosto, Minas Gerais tinha quatro casos confirmados da doença. No Brasil, de 19 de maio a 10 de agosto, foram 1.680 casos, a maior parte em São Paulo, com mais de 1,6 mil vítimas da doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)