(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Federal apreende material de mineração ilegal em Nova Lima

Criminosos fingiam trabalhar em obra em terreno, mas, segundo a polícia, faziam extração irregular de minério


postado em 18/07/2019 14:02 / atualizado em 18/07/2019 14:43

A Polícia Federal deflagrou a Operação Poeira Vermelha, na manhã desta quinta-feira, para combater a extração irregular de recursos minerais em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As investigações apontam que os criminosos simulavam atividades de terraplenagem em terrenos urbanos, como se os preparassem para futura construção, mas, segundo a polícia, praticavam a mineração ilegal.

Com base nas características geográficas da área onde atuavam, a polícia chegou à conclusão de que a “terra” extraída pela quadrilha consistia, de fato, em minério de ferro, com considerável valor de mercado, que era revendido para empresas siderúrgicas para a produção de aço.

A extração era feita sem autorização dos órgãos ambientais competentes (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima e Agência Nacional de Mineração – ANM).

Nos dois pontos em que a Polícia Federal esteve, foram apreendidas uma escavadeira de esteira, uma retroescavadeira, cinco caminhões-caçamba e duas carretas-caçamba. O material apreendido permanecerá à disposição da Justiça Federal para eventual leilão.

Comércio de minério

O Código de Mineração e normativos da ANM dispõem que extrações minerais em atividade de terraplenagem prescindem de autorização municipal somente nos casos em que o material retirado seja empregado em área de interesse da obra, sem posterior comercialização.

A investigação ainda visa identificar os responsáveis pela extração mineral ilegal e pela comercialização do minério, bem como definir os terceiros compradores.
 

*Sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)