(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Solidariedade é a grande missão', diz Dom Walmor em Missa de Corpus Christi

Presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte celebrou a tradicional cerimônia na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte


postado em 20/06/2019 16:55 / atualizado em 20/06/2019 17:19

Ver galeria . 21 Fotos Fiéis acompanham celebração de Corpus Christi em missa do arcebispo Dom Walmor, na Igreja da Boa Viagem, no Centro de Belo Horizonte.Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
Fiéis acompanham celebração de Corpus Christi em missa do arcebispo Dom Walmor, na Igreja da Boa Viagem, no Centro de Belo Horizonte. (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press )

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Azevedo, presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrou na tarde desta quinta-feira (20/6) a tradicional Missa de Corpus Christi na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte.

Ele explicou o sentido de Corpus Christi. "É o momento de professar que a nossa Igreja nasce na eucaristia. É o grande memorial da paixão e morte do Senhor. Somos chamados a acompanhar que a vida deve ser marcada pelo amor, doação. Hoje a Igreja comemora Corpus Christi e vai às ruas em procissão." O arcebispo lembrou que para uma sociedade mais justa, "é preciso dizer ao mundo que a solidariedade é a grande missão".
 
Ver galeria . 6 Fotos Decoração em referência ao dia santo de Corpus Christi embeleza o corredor da avenida do Hipercentro de BH, entre as igrejas Nossa Senhora da Boa Viagem e São JoséLeandro Couri/EM/D.A Press
Decoração em referência ao dia santo de Corpus Christi embeleza o corredor da avenida do Hipercentro de BH, entre as igrejas Nossa Senhora da Boa Viagem e São José (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )
 

Nesse contexto, ele defendeu a abertura das nações aos refugiados e migrantes. "Papa Francisco tem mostrado ao mundo que precisamos ser solidários, abrindo as portas de nossas nações, nossos estados, corações e das nossas casas", disse. Na homilia, ele lembrou das milhares de pessoas que estão fora de suas terras por problemas políticos.

Sem fazer referência a políticos, Dom Walmor defendeu que é "preciso ver de maneira mais ampla e luminosa" para além das ideologias partidárias

O arcebispo lembrou que há 20 milhões de pessoas sem trabalho no Brasil. "A situação é difícil. Mas é a lógica da solidariedade que vai nos irmanar", afirmou. Ainda no sermão, reforçou que a Igreja Católica é contrária ao aborto.

Ver galeria . 22 Fotos Os tapetes de serragem são atrações nas ruas da cidade históricaPaulo Filgueiras/EM/D.A Press
Os tapetes de serragem são atrações nas ruas da cidade histórica (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )


"Novos caminhos"

Dom Walmor afirmou que será formada Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração na CNBB. Antes de iniciar a celebração de Corpus Christi na Igreja da Boa Viagem, o sacerdote falou à imprensa sobre a "falta de diálogo e solidariedade" na sociedade brasileira que passa por um "descompasso"."Com os órgãos públicos, em especial o Ministério Público, precisamos ajudar a trilhar novos caminhos".

Templo histórico

Na homilia, Dom Walmor lembrou que a celebração ocorre no marco zero de Belo Horizonte, onde está hoje o Bairro da Boa Viagem. A catedral de mesmo nome é o terceiro templo erguido no local onde se formou o povoado do Curral Del Rey. A primeira capela foi construída muito antes da construção da cidade. O sacerdote lembrou que o povoado se formou ao redor da capela. Tempos depois, foi derrubada para a construção de uma igreja maior para acolher os devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem cada vez em número maior. Para a mudança de Curral Del Rey para Belo Horizonte, foi construída a catedral, que está de pé até hoje.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)