(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM celebra aniversário com megaoperação que levou 819 criminosos à prisão em 24 horas

Foram presos agressores de mulheres, narcotraficantes e integrantes de diversas quadrilhas. Corporação chega aos 244 anos de idade e comemora redução dos índices de criminalidade em Minas Gerais


postado em 08/06/2019 09:00 / atualizado em 08/06/2019 09:49

A corporação comemorou aniversário de 244 anos com festa na Academia de Polícia em Belo Horizonte, precedida de megaoperação contra o crime (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )
A corporação comemorou aniversário de 244 anos com festa na Academia de Polícia em Belo Horizonte, precedida de megaoperação contra o crime (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )

 

Num ritmo acelerado para sufocar a criminalidade, que levou a aproximadamente uma prisão a cada dois minutos, a Polícia Militar de Minas Gerais encerrou ontem a Operação Alferes, no ano em que a corporação completa 244 anos. O nome é em alusão à patente do inconfidente e patrono da PM, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Em 24 horas de ações por todo estado, mais de 15 mil militares prenderam 819 criminosos ao abordar 50 mil suspeitos. De acordo com o porta-voz da polícia, major Flávio Santiago, entre os presos estão agressores de mulheres envolvidos em violência doméstica, narcotraficantes e integrantes de diversas quadrilhas. “São resultados impressionantes numa virada de 24 horas. Recapturamos foragidos da Justiça e os reintegramos ao sistema prisional. Isso é muito importante pois esses são criminosos que quando estão foragidos cometem delitos de forma reiterada”, afirma.


Ao todo, 220 armas de fogo de diferentes calibres foram apreendidas, incluindo submetralhadoras, que são armas de alta cadência de disparos. “Uma arma de fogo tirada da mão de um infrator, significa de 100 a 150 delitos violentos que esse criminoso deixa de cometer em um ano, de acordo com estudos de segurança pública”, contabiliza o porta-voz. Vários tipos de drogas foram apreendidas, como cocaína e pedras de crack, com destaque para cerca de 130 barras de maconha. O maior volume de apreensões e prisões se deu na área da 1ª Região Militar, que compreende a capital mineira, mas houve destaque também no Vale do Aço, Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Norte de Minas e Nordeste (Vales do Mucuri e Jequitinhonha).

Uma das preocupações foi trazer o policiamento para as ruas para trazer uma ampliação da sensação de segurança aos cidadãos. “As pessoas podem perceber mais viaturas nas ruas. E temos mais policiais nas vias, com a contratação de civis (para funções burocráticas), significando maior proximidade com as pessoas e maior interação, inclusive visual. Isso promove maior sensação de segurança. O resgate dessa sensação é muito importante”, considera o major Flávio Santiago.

Um dos destaques nessas ações ficou por conta do comando ambiental, que foi responsável por mais de 40 prisões em blitzes e ações do Grupo Tático de Meio Ambiente. “Além de cuidar do meio ambiente, essa força agora também atua na retirada de infratores contumazes do meio rural.

ANIVERSÁRIO

 O aniversário de 244 anos da Polícia Militar de Minas Gerais é amanhã, mas foi comemorado ontem, na Academia da Polícia, em Belo Horizonte, com o agraciamento de destaques da corporação e da sociedade com as medalhas de Mérito Profissional e Alferes Tiradentes. Para celebrar a data, a força de segurança pública mais antiga do Brasil também lançou uma megaoperação em todo estado, com 12 mil militares e mais de 800 prisões, e comemorou a redução dos índices de criminalidade em Minas. O governador Romeu Zema recebeu a espada que representa o mérito dos oficiais e destacou os esforços da tropa que tem em Tiradentes seu patrono. “Fico extremamente grato e lisonjeado, parabéns à PM pelos números apresentados em 2019, em especial pelo desempenho na Grande BH, que registra os menores índices de criminalidade dos últimos 20 anos”, disse o governador.

O comandante-geral da PM, coronel Giovanne Gomes da Silva, destacou esse comprometimento da tropa e também a importância das ações de inteligência e estratégia. “Tivemos uma importante redução do crime na zona rural, um emprego crescente de tecnologia e os retornos com essas políticas são a volta de investimentos. Conseguimos também reduzir o tempo de atendimento das ocorrências”, destacou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)