(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UniBH promove abertura de circuito acadêmico com show da banda Pato Fu

Alunos vão exibir projetos inovadores para resolver problemas da população, entre eles iniciativas voltadas à mineração. Também nesta segunda-feira (20), centro universitário sediou congresso acadêmico com universidades de diferentes países


postado em 20/05/2019 22:07

Com 26 anos de estrada, Pato Fu levou sucessos e músicas do seu último álbum 'Música de Brinquedo 2 (2017)' aos alunos do UniBH(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Com 26 anos de estrada, Pato Fu levou sucessos e músicas do seu último álbum 'Música de Brinquedo 2 (2017)' aos alunos do UniBH (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

 
O Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) deu início, nesta segunda-feira (20), ao seu circuito acadêmico no campus Buritis (Avenida Professor Mário Werneck, 1.685). O evento vai até 25 de maio e pretende apresentar projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos, muitos deles voltados à resolução dos problemas da vida cotidiana. 

Entre eles está o aplicativo Minascentes, que dissemina informações, mapeamentos e alertas sobre os riscos de contaminação das nascentes e de rompimentos de barragens em Congonhas (Região Central). A cidade abriga a Barragem Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), alvo de ações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). 

“A gente tem dois lados nessa questão (mineração): primeiro, o lado da tragédia, essa situação triste. Do outro lado, nós temos uma atividade que dá nome ao nosso estado, decisiva para a economia”, opinou o reitor do UniBH, Rafael Luiz Ciccarini. 
A abertura do circuito acadêmico contou com participação da banda mineira Pato Fu. A programação levou uma multidão de estudantes ao estacionamento do UniBH. 
 
O V Congresso Internacional da Rede Acinnet (Academic International Network) estimulou debates entre gestores acadêmicos, professores e estudantes de 17 universidades espalhadas por oito países(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O V Congresso Internacional da Rede Acinnet (Academic International Network) estimulou debates entre gestores acadêmicos, professores e estudantes de 17 universidades espalhadas por oito países (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

 
“No momento que o Brasil está, a gente precisa da academia, do mercado, do Estado, de cultura e de arte. E essas coisas não conversam separadas. O projeto do UniBH entende que essas coisas são pensadas juntas”, ressaltou Rafael Ciccarini. 

De acordo com a vocalista do Pato Fu, a cantora, compositora e cronista Fernanda Takai, tocar em um ambiente de aprendizado faz parte da história do grupo. “Aqui em Belo Horizonte, a gente já tocou em praticamente todas as universidades. É um público que deu muito apoio pra gente no início. Tem a ver muito com a própria carreira da banda. A universidade tem sempre essa coisa ligada à cena indie, tem sempre um pé no independente”, explicou.

Também nesta segunda, o campus da Região Oeste da cidade promoveu o V Congresso Internacional da Rede Academic International Network (Acinnet). A programação estimulou debates entre gestores acadêmicos, professores e estudantes de 17 universidades espalhadas por oito países.

O circuito acadêmicos ainda conta com um show do artista Maurício Tizumba, acompanhado do cortejo e performance da bateria feminina do grupo Tambor Mineiro. Haverá também palestras e rodas de conversa com lideranças políticas e culturais ligadas a Belo Horizonte. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)