(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros embarcam rumo a Moçambique


postado em 30/03/2019 05:09


Força-tarefa será a primeira do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no exterior e contará com um efetivo de 20 oficiais experientes em desastres como o de Brumadinho e Mariana. Os esforços se voltam a ações de busca e salvamento no país arrasado pelo ciclone Idai e devem durar 15 dias. A tropa mineira formada por 20 bombeiros militares embarcou na noite de ontem rumo a Moçambique, na África. Com 8,9 toneladas de alimentos e equipamentos, a equipe especializada em desastres deve chegar ao país arrasado pelo ciclone Idai por volta das 17h de amanhã.

Chefe de Estado-Maior, o coronel Erlon Dias deu detalhes do plano de voo a ser seguido. “Vai sair daqui, de Belo Horizonte, e parar em Recife para a troca da tripulação e abastecimento. Depois, vamos parar em Gana, de lá vamos para Luanda (capital da Angola), onde vamos pernoitar. No outro dia, seguimos para Moçambique”, detalhou o militar.

Comandante das operações em Moçambique, o major Rafael Rosendey ressaltou que os trabalhos serão apoiados por duas caminhonetes, dois botes e de equipamentos especializados para a situação do país africano. “São ferramentas leves. Nós não sabemos o que vamos encontrar, mas são equipamentos muito eficientes. Ferramentas de corte e específicas para trabalhar com estruturas colapsadas e em enchentes e inundações” destacou.

De acordo com a corporação, a equipe é especialista em diversos procedimentos, como doutrinas de Salvamento em Soterramentos, Enchentes e Inundações (SSEI), Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Operações Aéreas (OA). O fenômeno natural já deixou mais de 700 mortos em todo o continente africano. Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) também integram o grupo de ajuda humanitária brasileira.

HOMENAGENS “O que move o bombeiro é o desejo de ser útil ao próximo.” “A essência da nossa profissão é ajudar o próximo.” As declarações dos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, e de Goiás, coronel Joilson do Amaral, marcaram a homenagem no Senado Federal aos militares que atuam nas buscas de vítimas da tragédia em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Compareceram à sessão, que foi finalizada com um minuto de silêncio, 61 bombeiros do estado, além de agentes do Distrito Federal, Bahia e Rio de Janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)