(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Curso preparatório para o Enem tem inscrições abertas na UFMG

Vagas para o Humanizar ficarão abertas até dia 27 de janeiro. Objetivo é preparar os candidatos para o exame, além de levar para a sala de aula conhecimentos humanistas


postado em 07/01/2019 06:00 / atualizado em 07/01/2019 07:48

Objetivo do Humanizar é preparar candidatos a uma vaga na UFMG(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS - 04/11/2018)
Objetivo do Humanizar é preparar candidatos a uma vaga na UFMG (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS - 04/11/2018)
Estão abertas até o próximo dia 27 as inscrições para turmas deste ano do Humanizar, o cursinho popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele tem sede no prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no câmpus Pampulha, em Belo Horizonte. São oferecidas de 80 a 120 vagas, conforme disponibilidade das salas. As aulas estão programadas para começar a partir da segunda semana de março e vão até novembro. Do total, 20% das vagas são reservadas para ex-alunos do programa.

Podem se candidatar interessados que tenham renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo. Também quem cursou em escola pública municipal ou estadual o primeiro e segundo anos do ensino médio ou equivalente e está cursando em 2019 ou já cursou o terceiro ano do ensino médio em escola pública ou estadual ou equivalente. Não podem se inscrever pessoas que estudaram o ensino médio, mesmo que parcialmente, em escolas federais, escolas particulares ou em Colégio Militar, tenham sido bolsista em escola particular no ensino médio, estejam matriculadas ou já tenham concluído um curso superior.

As inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico e terminam às 23h59 do dia 27. Em 1º de fevereiro, será divulgada a lista de pré-selecionados e confirmação de interesse. A matrícula presencial dos selecionados ocorre nos dias 5, 6 e 7 do mês que vem. A divulgação da lista de espera dos pré-selecionados é no dia 8 e as matrículas, presenciais, estão marcadas para 12 e 13.

O Humanizar é um projeto de extensão da Fafich e tem como objetivo preparar os candidatos para o exame, além de levar para a sala de aula conhecimentos humanistas que provoquem reflexão e que possam despertar novas perspectivas na vida dos estudantes. O corpo de professores é quase todo formado por alunos dos cursos de licenciaturas, que podem usar as horas de trabalho voluntário como créditos acadêmicos. Mais informações na página do Humanizar (www.facebook.com/humanizarfafich).

CADASTRAMENTO ESCOLAR
Na educação básica, outra rodada de inscrições para quem está começando a vida na escola. Quem perdeu o cadastramento escolar da rede pública de ensino tem nova chance para garantir uma vaga para os pequenos. Está aberto até o dia 18 novo período de inscrição, para dar chance a quem perdeu a oportunidade anterior. São oferecidas vagas para a educação infantil (crianças de 4 e 5 anos) e para o ensino fundamental (crianças a partir de 6 anos).

A atualização do cadastro é uma alternativa para os responsáveis que perderam o prazo da matrícula nas escolas, não fizeram o cadastro escolar da criança anteriormente ou para quem mudou de bairro na capital. Os interessados devem procurar, no prazo definido, a Diretoria Regional de Educação mais próxima para verificar a disponibilidade de vagas na rede pública de Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)