(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

O que esperar dos Festejos do Reinado em Ouro Preto; festa faz 10 anos

Em louvores a Nossa Senhora do Rosário, celebração tradicional terá ponto alto dia 13 com cortejo e Missa Conga


postado em 05/01/2019 06:00 / atualizado em 05/01/2019 07:34

Ponto alto é a bênção dos congadeiros, que realizam cortejo pela cidade até chegar na Capela do Padre Faria(foto: ANE SOUZ/PREFEITURA DE OURO PRETO/DIVULGAÇÃO)
Ponto alto é a bênção dos congadeiros, que realizam cortejo pela cidade até chegar na Capela do Padre Faria (foto: ANE SOUZ/PREFEITURA DE OURO PRETO/DIVULGAÇÃO)

Festa, tradição e história de união. O dia 6 de janeiro, data da chegada dos reis magos ao presépio, marca o fim das celebrações natalinas, mas, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, tem início um novo ciclo. Comemorando uma década de revitalização, os Festejos do Reinado têm programação (ver o quadro) durante uma semana, desta vez com o tema “A fé que canta e dança – 10 anos estendendo os louvores a Nossa Senhora do Rosário”.

O evento ressurgiu em 2008 graças à união de esforços da Associação dos Amigos do Reinado, Fórum de Igualdade Racial, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, Comissão Ouro-pretana de Folclore e associações dos bairros Alto da Cruz e Padre Faria. O ponto alto das celebrações será dia 13, com cortejo, bênção dos congadeiros, Missa Conga no adro da Capela do Padre Faria, descendimento das bandeiras e outros eventos.

De acordo com os organizadores, milhares de pessoas chegam de todo canto para acompanhar grupos de congados, as guardas de moçambique e marujadas. Para o capitão da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Kedison Guimarães, coprodutor do evento, “é de grande importância poder demonstrar nossa fé e sair pelas ruas levando Nossa Senhora nos braços, numa festa de resiliência e resistência negra, relembrando nossos ancestrais representados na figura de Galanga, o Chico Rei.

Já o secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, ressalta que “a Festa do Reinado é uma das grandes manifestações do patrimônio imaterial da cidade no aspecto da cultura e do resgate da africanidade do povo de Ouro Preto”. Também o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, destaca a importância das festividades, que abrem o calendário de eventos da cidade: “Encanta moradores e turistas”. A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia vai de 6 a 13 de janeiro, com suporte da prefeitura local, por meio do Fundo de Patrimônio, e da Secretaria de Estado da Cultura, via Fundo Estadual de Cultura.

O encontro é uma realização da Associação Amigos do Reinado, da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, do Capitão Rodrigo Alvarenga, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Participam as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, da Paróquia de Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.


Enquanto isso...

SIMPATIA AOS REIS

Em 6 de janeiro, Dia de Reis, é tradição fazer a simpatia da romã (foto), que, na crença popular, ajuda a garantir dinheiro no bolso o ano inteiro. Nesses tempos de crise e mudanças, quem vai duvidar? Pelo ritual, a pessoa deve engolir três caroços, jogar o mesmo número para trás e guardar o mesmo tanto na carteira. E ir repetindo a frase: “Gaspar, Belchior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar”. Há ainda quem dobre a contagem, fazendo com seis sementes, numa referência ao dia 6, quando os reis magos visitaram o Menino Jesus.


PROGRAMAÇÃO

Reinado 2019 – A fé que canta e dança

» Dia 6
•12h – Bênção ao Reinado, na escadaria da Igreja de Santa Efigênia
•19h – Missa e Bênção das Bandeiras, na Capela do Padre Faria
•20h – Levantamento das bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, no adro da Capela do Padre Faria.

» Dia 7
•19h – Palestra Do Valongo a Vila Rica: A importância do título de Patrimônio Mundial da Humanidade para o Cais do Valongo e sua influência na herança Africana de Ouro Preto, pelo secretário municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira
•20h – Palestra Biologia Social: Eugenia, por Giordano Pacelli de Paula Freitas, licenciado em ciências biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto
Local: Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

» Dia 8
•19h30 – Palestra O papel das mulheres no cristianismo primitivo, pelo padre Marcelo Moreira Santiago, titular da Paróquia de NossaSenhora do Pilar, em Ouro Preto

» Dia 9 (quarta-feira)*
•20h – Show do Grupo Ofó, na Casa da Ópera (entrada franca)

» Dias 10, 11 e 12
Tríduos em louvor a Nossa Senhora: nos primeiros dois dias, na Capela do Padre Faria, e, no último, na Igreja Santa Efigênia

» Dia 13
•5h – Alvorada
•8h – Chegada das guardas visitantes
•9h – Cortejo saindo da Capela do Padre Faria em direção à Mina de Chico Rei para buscar o Reinado Congo de Ouro Preto
•12h – Bênção aos Congadeiros de Ouro Preto e das guardas visitantes
•12h30 – Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito em direção à Capela do Padre faria
•15h – Missa Conga no Adro da Capela do Padre Faria com a participação dos congados visitantes, Pastoral Afrobrasileira de Ouro Preto e Grupo de Animação Frutos da África.
•16h – Descendimento das bandeiras e encerramento


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)