(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Estado de Saúde alerta para irregularidades em lote de insulina

Segundo a pasta do Governo de Minas, medicamento do lote 430918A apresentou alteração na cor da insulina NPH, que deveria estar leitosa em vez de translúcida


postado em 19/12/2018 22:55

(foto: Reprodução/SES-MG)
(foto: Reprodução/SES-MG)
Portadores de diabetes podem ter problemas em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde do estado (SES/MG) alertou para irregularidades detectadas no lote 430918A da insulina NPH, que é conhecida como intermediária e tem coloração leitosa. No carregamento em questão, o medicamento apresenta cor translúcida, geralmente ligada a outro tipo de insulina, denominada Regular.


Segundo a SES/MG, o lote é fornecido pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a pasta, a falha foi detectada por técnicos de Mateus Leme, filiados à Regional de Saúde de Belo Horizonte.


Por isso, a secretaria disparou um alerta para todas as unidades de dispensação do medicamento no estado, informando sobre ocorrido. Além disso, o órgão recomenda a não utilização do produto e a segregação do referido lote. O consumo do tipo de insulina errada pode acarretar problemas graves à saúde do usuário. Em casos extremos, o paciente pode morrer.


Além da cor, a insulina NPH se difere da Regular no tempo de ação. A primeira tem, em sua composição, a substância protamina, que retarda os efeitos. Após ser aplicada, seu início de ação acontece entre duas e quatro horas, seu efeito máximo se dá entre quatro a 10 horas e a sua duração é de 10 a 18 horas. Já a Regular inicia o tratamento entre meia e uma hora, e seu efeito máximo se dá entre duas a três horas após a aplicação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)