(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após dias de forte calor, chuva volta a Belo Horizonte nesta quarta-feira

Na tarde de ontem, sétimo dia consecutivo na capital com temperaturas acima de 30°, belo-horizontinos apelavam para as sombrinhas


postado em 19/12/2018 06:00 / atualizado em 19/12/2018 10:45

Chuva na região do Belvedere na manhã desta quarta-feira(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Chuva na região do Belvedere na manhã desta quarta-feira (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)


A sequência de dias com calor acima de 30°C deu lugar à chuva em Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira. No início da manhã, choveu na região do Belvedere, na zona sul da capital. A massa de ar seco e quente, que predomina em Minas Gerais há uma semana, vai perdendo força. Há previsão de pancadas de chuva para o fim da tarde e a noite. O tempo instável deve se intensificar ainda até sexta-feira, quando se inicia o verão. A Defesa Civil de BH divulgou um alerta válido até as 8h de quinta-feira.

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, do Inmet, o Natal deve ser “bastante chuvoso”. Enquanto a chuva não vinha, os moradores enfrentaram altas temperaturas. Ontem, os termômetros na capital mineira marcaram 32,3°C, mesma temperatura de sábado, que foi o dia mais quente de dezembro. Hoje, mesmo com a precipitação, a máxima deve ficar em torno de 32°C. 

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)


As temperaturas altas são provocadas pelo predomínio de uma massa de ar quente e seco que está sobre Minas Gerais. “Ela bloqueia as frentes, mas amanhã (hoje) vai enfraquecer. Mesmo assim, a temperatura máxima deve ficar na casa dos 32°C e a mínima em 21°C”, explicou o meteorologista Cleber Souza. A frente fria deve chegar até sexta-feira. “Ela está no Sul do Brasil e deve chegar no fim de semana. O Natal deve ser bastante chuvoso”, disse.

Céu nublado visto da Avenida do Contorno, no Centro de BH(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Céu nublado visto da Avenida do Contorno, no Centro de BH (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


Na tarde de ontem, sétimo dia consecutivo na capital com temperaturas acima de 30°, belo-horizontinos apelavam para as sombrinhas para se proteger do sol, sob um céu sem nuvens, um dos fatores fazem aumentar o calor. É que sem as nuvens a radiação solar entra com mais facilidade.


A situação se repete em todo o estado. “Temos apenas chuvas isoladas no Sul de Minas, mas em todas as regiões as temperaturas estão acima dos 30°C. Nesta tarde (ontem), por exemplo, em Coronel Pacheco, na Zona da Mata, os termômetros chegaram a marcar 37,4°C”, disse Cleber Souza.

TEMPO SECO Junto com o calor, há ainda a baixa umidade relativa do ar. Os baixos índices provocam danos à saúde. Em Belo Horizonte, a umidade ficou em 40%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60%. O índice entre 21% a 30% é considerado estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.


Belo-horizontinos tiveram que recorrer às sombrinhas para se proteger do forte sol ontem. Previsão é de tempo instável, com Natal chuvoso(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Belo-horizontinos tiveram que recorrer às sombrinhas para se proteger do forte sol ontem. Previsão é de tempo instável, com Natal chuvoso (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele. (Com informações de Cristiane Silva)

 

Últimas temperaturas de BH


18/12 . . . . . . . . . . . .  32,3°C
17/12. . . . . . . . . . . . .  30,2°C
16/12. . . . . . . . . . . . . .  31,1°C
15/12. . . . . . . . . . . . . . 32,3°C
14/12. . . . . . . . . . . . . . . 32°C
13/12. . . . . . . . . . . . . . .  31°C
12/12. . . . . . . . . . . . .  30,5°C

Fonte: Inmet

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)