(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital de Lagoa Grande é acusado de usar água contaminada com coliformes fecais

Estudo apontou também irregularidades na água de um hospital de João Pinheiro


postado em 04/12/2018 19:37 / atualizado em 04/12/2018 20:17

(foto: Divulgação/ MPMG)
(foto: Divulgação/ MPMG)
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) constatou a presença de coliformes fecais na água utilizada pelo Hospital Municipal de Lagoa Grande, na Região Noroeste de Minas Gerais. A perícia fez parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada, na região, entre os dias 25 e 30 de novembro. Também foram encontradas irregularidade na cidade de João Pinheiro.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a presença de coliformes fecais indica que a água estava contaminada por bactérias e vírus que podem causar doenças como febre tifoide, gastroenterite viral e bacteriana e hepatite A. 

A suspeita é que a clínica utilize água retirada de um poço tubular, mesmo existindo rede de distribuição de água nas imediações.

“O resultado da análise feita pela equipe da Funasa preocupou-nos, porque a presença de coliformes fecais sinaliza um risco potencial para a saúde das pessoas expostas a essa água”, afirma o promotor de Justiça Daniel Piovanelli, um dos coordenadores da FPI Minas. “A situação também chama a atenção, diante da evidência de que o hospital poderia utilizar água potável fornecida pela Copasa, mas prefere utilizar água retirada de um poço tubular”.

A equipe da Funasa coletou amostras em locais considerados pontos críticos, como hospitais, escolas, creches e nos pontos de saída da água nas respectivas estações de tratamento. O resultado da análise será encaminhado à Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Olegário, órgão competente para investigar o caso. 

O Estado de Minas não conseguiu contato com a administração municipal de Lagoa Grande. 

João Pinheiro

A Funasa também apontou irregularidades no município mineiro de João Pinheiro. Conforme as análises, a água do Hospital Municipal Antônio Carneiro Valadares apresentou uma cor diferente da padrão.

"Cor aparente está relacionada com a presença de substâncias dissolvidas na água, resultando no grau de coloração da mesma. Já turbidez é a característica que comprova a presença de partículas em suspensão, resultando em um aspecto turvo", explica a técnica em Química da Funasa, Cleusa Batista Gomes, responsável pela análise das amostras durante a FPI.

O Estado de Minas entrou em contato com o Hospital, que não se pronunciou sobre o caso. 

*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)