(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte pode ter pancadas de chuva nesta quarta-feira

A Defesa Civil emitiu um alerta para orientar a população. O tempo instável deve continuar até domingo


postado em 24/10/2018 13:32 / atualizado em 24/10/2018 14:22

Áreas de instabilidade são provocadas pela passagem de um frente fria pelo Sudeste(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Áreas de instabilidade são provocadas pela passagem de um frente fria pelo Sudeste (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Moradores de Belo Horizonte devem ficar atentos. A intensificação de áreas de instabilidade poderá causar chuva forte nesta quarta-feira. A previsão é que a precipitação seja acompanhada de ventos fortes e descargas elétricas. A Defesa Civil emitiu um alerta para orientar a população. O tempo instável deve continuar até domingo. A temperatura também terá mudanças nos próximos dias. Hoje, os termômetros chegaram a marcar 32ºC. Nesta quinta-feira, a máxima deve ter uma queda de  8ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil Municipal alertou a população para a possibilidade de chuva forte. A possibilidade é de volume estimado de 20 a 30 milímetros de água. As pancadas devem ser acompanhadas por raios e rajadas de ventos que podem chegar a até 50 quilômetros por hora. O aviso é válido atá 8h desta quinta-feira.

Devido a previsão de chuva, o órgão recomenda que áreas de inundação devem ser evitadas. Os moradores não devem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Outra dica é não se abrigar e estacionar veículos embaixo de árvores, pois elas podem cair. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.

De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, a chuva é provocada pela passagem de uma frente fria na Região Sudeste do país. “A chuva é em virtude do calor e da intensificação de áreas de instabilidade ocasionadas pela passagem de uma frente fria no litoral de São Paulo”, explicou. “Teremos pancadas de chuva comuns da estação. No fim da tarde e início da noite devem ser fortes”, contou. O especialista afirma que já há registros de tempestades em cidades do Sul de Minas Gerais, Triângulo, e Oeste do estado.

O tempo instável deve continuar durante a semana. “Devemos ter chuva durante os próximos dias. Até o próximo domingo temos condições de pancadas de chuva em Minas como um todo, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte.  Deve ser em forma de pancadas e acompanhadas de trovoadas”, disse.


Uma mudança também deverá ser vista na temperatura. Segundo Claudemir de Azevedo, a temperatura máxima registrada nesta quarta-feira foi de 32ºC. Mas, nesta quinta-feira, os termômetros devem marcar no máximo 24ºC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)