Publicidade

Estado de Minas

Governo cria força-tarefa para verificar condições do patrimônio mineiro

Decreto define 11 instituições para participarem de grupo de trabalho que vai fazer uma varredura pelos equipamentos culturais do estado


postado em 06/09/2018 12:02 / atualizado em 06/09/2018 12:22

Um dos equipamentos de Minas que tem problemas é o Museu Aurélio Dolabella/Casa da Cultura, em Santa Luzia, que está fechado há quatro anos e aguarda verba para ser restaurado (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Um dos equipamentos de Minas que tem problemas é o Museu Aurélio Dolabella/Casa da Cultura, em Santa Luzia, que está fechado há quatro anos e aguarda verba para ser restaurado (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no último domingo, foi publicado nesta quinta-feira um decreto do Governo de Minas que cria uma força-tarefa para verificar as condições dos equipamentos culturais e orientar sobre prevenção a incêndios.

A força-tarefa será coordenada pelo Corpo de Bombeiros e os membros indicados por cada chefia de órgão incluído no trabalho conjunto. Serão 11 instituições presentes na composição do grupo de trabalho, que terá dois meses para apresentar um relatório e entregar o documento ao governador Fernando Pimentel.

Criação de força-tarefa acontece depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro(foto: AFP/STR)
Criação de força-tarefa acontece depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro (foto: AFP/STR)


Entre as atribuições do grupo, está a adoção de medidas imediatas de prevenção aos riscos contra o patrimônio cultural e equipamentos públicos do estado, além de emitir relatórios, levantar dados, apresentar conclusões, propor medidas emergenciais e recomendar a elaboração de projetos de segurança contra incêndio e pânico.

O decreto ainda abre possibilidades para a entrada de outras instituições na força-tarefa. Veja lista dos órgãos que inicialmente compõem o grupo:

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG
Secretaria de Estado de Cultura – SEC
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – Setop
Gabinete Militar do Governador – GMG – por meio de sua Coordenadoria Estadual de Defesa
Civil
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha
Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa
Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig
Fundação Clóvis Salgado – FCS
Fundação de Arte de Ouro Preto – Faop
Conselho Estadual de Patrimônio Cultural – Conep

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade