Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil de BH ensina estudantes a se proteger de enchentes

Alunos de escola de Venda Nova foram até a Avenida Vilarinho para receber treinamento do órgão municipal


postado em 24/08/2018 11:13 / atualizado em 24/08/2018 11:40



Vinte alunos da rede pública participam do curso de salvamento da Defesa Civil, na manhã desta sexta-feira, na Avenida Vilarinho, na Região se Venda Nova, em Belo Horizonte. A via é uma das que mais registram alagamentos durante o período chuvoso na capital. 

Crianças do 9º ano da Escola Municipal Pedro Guerra aprenderam como agir em casos de chuva forte e enchente. Foram simuladas situações como salvamento de dentro do carro em caso de alagamento e salvamento por corda. 

Aluna sai de carro pela janela seguindo orientações de um agente da Defesa Civil(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Aluna sai de carro pela janela seguindo orientações de um agente da Defesa Civil (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


A iniciativa da Defesa Civil de Belo Horizonte começou em 2015 e já treinou mais de 11,5 mil alunos em escolas em áreas de risco.

(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


“Eu gostei muito dessa atividade. Se acontecer uma chuva forte, eu já sei como ajudar as pessoas. Aprendi a arremessar a corda. Isso pode até salvar vidas”, contou Nicolle Oliveira da Silva, de 15 anos. Ela diz que vai ensinar as técnicas aos familiares quando chegar em casa. 

O agente de Proteção e Defesa Civil Adilson Martins da Silva explica que o trabalho é multiplicador, já que as crianças aprendem e ensinam aos amigos e pais. “É um trabalho de conscientização e de medidas de autoproteção. Nós explicamos pra eles as dinâmicas das chuvas, como os alagamentos acontecem e como se manter em segurança”, informou o agente.

(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade