(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escola que pegou fogo em prédio no Centro de BH está sem alvará de funcionamento

Documento emitido pela Prefeitura de Belo Horizonte estava vencido e os proprietários já iniciaram os trâmites de renovação da licença


postado em 01/03/2018 12:03 / atualizado em 01/03/2018 12:34

Ver galeria . 10 Fotos Edesio Ferreira/EM/D.A.Press
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A.Press )
A escola de segurança que pegou fogo na tarde dessa quarta-feira, em BH, está sem alvará de funcionamento.
 
A revelação é da Secretaria Municipal de Política Urbana da PBH.
 
O incidente ocorreu no edifício Dantês, no Centro da capital, cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Amazonas. 


Segundo a PBH, os proprietários da escola já entraram com os trâmites de renovação do alvará, mas a documentação ainda está em análise. 
 
A Defesa Civil de BH vistoriou o andar em que funciona a escola e liberou a ala, interditando apenas a sala onde as chamas teriam iniciado. 

13 feridos e susto 

As chamas tiveram início por volta de 11h30. Um tumulto começou, com pessoas desesperadas. O Corpo de Bombeiros chegou ao local e interditou o trânsito no sentido Praça da Estação. “Quando chegamos, identificamos um grande tumulto. 

Rapidamente fizemos o isolamento de quase todo o quarteirão, para a segurança das pessoas, e subimos para averiguar. Isolamos quatro andares abaixo de onde supostamente teria o incêndio”, afirmou o tenente Felipe Britz.

No andar onde se iniciou o incêndio funciona uma escola de segurança. No momento da ocorrência, vários alunos faziam curso. 

“Estava no mesmo andar e percebemos a fumaça. A orientação dos instrutores e professores da escola é sempre indicar aquele que está mais calmo para encaminhar as outras pessoas até a saída, para resguardar a segurança e a integridade física de cada um”, contou Weuler Ferreira de Alcântara, de 29 anos.

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. A suspeita maior do Corpo de Bombeiros é de que tenha sido causado pelo uso de solda. Jardel Monteiro, de 34, professor da escola, confirma essa versão. “Estava sendo feito um procedimento de manutenção no estande de tiro, no 18º andar, e o rapaz responsável pela obra estava usando uma solda. Aí começou o incêndio”, explicou.

A escola de segurança funciona no 17º e no 18º andar do edifício e, no momento do incêndio, 45 alunos estavam no local. “A escola é 100% regular na Polícia Federal, e é a primeira vez que este fato ocorre. São dois andares e só havia alunos em duas salas do 17º andar”, disse Jardel Monteiro.

“A última vistoria foi no fim de 2015, ocasião na qual o estabelecimento foi notificado pela irregularidade em relação ao vencimento do AVCB”, disse, por meio de nota, a corporação. Entre as punições, caso a situação não seja regularizada, está a aplicação de multa e até a interdição do imóvel.
 
*Sob supervisão do editor Benny Cohen


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)