(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Municípios estão em situação muito grave', diz Pimentel sobre cidades atingidas por chuva em MG

Um Posto de Coordenação de Comando e Controle será montado em Rio Casca, na Região da Zona da Mata Mineira, para auxiliar os municípios que sofreram estragos com o temporal na manhã desta segunda-feira


postado em 04/12/2017 16:20 / atualizado em 04/12/2017 19:45

Ver galeria . 7 Fotos Rio Casca está sem energia elétrica, telefone e abastecimento de água. Trecho da BR-262 foi interditadoReprodução da internet/WhatsApp
Rio Casca está sem energia elétrica, telefone e abastecimento de água. Trecho da BR-262 foi interditado (foto: Reprodução da internet/WhatsApp )

Um posto de Coordenação de Comando e Controle será montado em Rio Casca, na Região da Zona da Mata Mineira, para auxiliar os municípios que sofreram estragos com o temporal na manhã desta segunda-feira. Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Lajinha, São Pedro dos Ferros, Santo Antônio do Grama e Urucânia estão em situação crítica devido às chuvas. O anúncio foi feito pelo governador Fernando Pimentel (PT), depois que ele sobrevoou Ribeirão das Neves, na Grande BH, com os ministros das cidades Alexandre Baldy, e da Integração Nacional, Helder Barbalho. O município foi atingido por um temporal de granizo na última semana, o que levou à decretação de situação de emergência. Caeté e Pedro Leopoldo também sofreram com o mesmo problema.



Após sobrevoar Ribeirão das Neves, Pimentel mostrou preocupação com as cidades da Zona da Mata, que foram atingidas pelo temporal. Também anunciou medidas emergenciais para mitigar os danos. “Num primeiro momento, estávamos preocupados com as cidades aqui do arco metropolitano, como Ribeirão das Neves, Caeté e, em especial, e Pedro Leopoldo, em função da tromba d’água. Mas, agora, nesta manhã, já temos uma situação mais grave ainda no Leste de Minas. Rio Casca está totalmente alagada. Naquela região já temos municípios em situação muito grave. O que estamos discutindo são providências que vão ter que ser tomadas. A Defesa Civil estadual já está mobilizada. Nós vamos montar um Posto de Comando e Controle lá na região de Rio Casca, que é a mais grave. Aqui nós já temos ações nossas em Caeté e Ribeirão das Neves”, explicou o governador.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Antônio Arantes, afirmou que o posto será para concentrar as ações nesses municípios. “O que nos preocupa hoje, com a chuva da madrugada dessa segunda-feira, é a situação de Rio Casca, Abre Campo e os municípios vizinhos. Tivemos as cheias dos rios, algumas comunidades ilhadas com interrupção de energia e de água. Então, nosso olhar está focado nessa população agora. A Defesa Civil está implementando um Posto de Coordenação de Comando e Controle para emitir as primeiras ações ordenadas do Estado com Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Copasa e Cemig”, disse o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Antônio Arantes.

A situação mais crítica no estado é na Região Leste do Estado. Em Rio Casca, moradores estão ilhados. A água do rio invadiu casas e desabou um trecho da MG-329, ligação com Ponte Nova. A ponte que corta Rio Casca também foi interditada após um desabamento parcial. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, os moradores que acionaram a corporação relataram que, aproximadamente, 18 pessoas estão ilhadas. Uma equipe dos bombeiros se desloca para retirar as vítimas. O município está sem energia elétrica e Internet.



Em Piedade de Ponte Nova, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o temporal provocou inundação na cidade. As águas do Córrego dos Martins saiu de sua calha e atingiram diversas residências na parte baixa da comunidade. Deslizamentos também foram registrados e casas foram atingidas por terras. Famílias foram encaminhadas para as casas de amigos e parentes. A distribuição de água potável foi afetada.

Problemas também foram registrados em Santa Cruz do Escalvado. A chuva provocou a inundação da cidade. Segundo a Cedec, a água do Ribeirão Escalvado saiu da sua calha e atingiu 2,60 metros de altura. Casas foram encobertas. Famílias ficaram ilhadas e foram retiradas por funcionários da prefeitura local.

Outra cidade atingida pelo temporal foi Urucrânia. Deslizamentos foram registrados nas encostas. Não houve registro de vítimas. Agentes da Defesa Civil local estão percorrendo o município para contabilizar os prejuízos e os danos causados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)