(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tendas de expositores caem em feira de cervejas artesanais em Nova Lima

Policiais militares isolaram o local do incidente e pelo menos oito pessoas necessitaram de atendimento médico, mas nenhuma com ferimentos graves


postado em 14/10/2017 14:54 / atualizado em 14/10/2017 20:29

Rajada de vento teria resultado na queda da estrutura(foto: Paulo Pianetti/EM/D.A.Press)
Rajada de vento teria resultado na queda da estrutura (foto: Paulo Pianetti/EM/D.A.Press)
A queda de três tendas de expositores na Feira Experimente, de cervejas artesanais e gastronomia, ocorrida na tarde deste sábado, mobilizou equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com informações das duas corporações, pelo menos oito pessoas, uma delas um pré-adolescente, necessitaram de atendimento médico e foram levadas para uma unidade de pronto-atendimento. A maioria com pequenas escoriações.

A queda das estruturas foi por volta das 14h15, na área destinada ao comércio de objetos em geral, como artesanatos, quadros decorativos, roupas, bolsas, canecas, entre outros. O local foi rapidamente isolado por policiais militares até a chegada dos bombeiros.

A feira, que acontece no segundo sábado do mês, reuniu hoje mais 30 produtores artesanais de cerveja, box com alimentos, dois palcos com música ao vivo e estrutura para receber até 10 mil pessoas. O evento teve início às 11h, na Praça dos Quatro Elementos, no Jardim Canadá, em Nova Lima. O ingresso um quilo de alimento não perecível.

O sargento reformado da PM Claudinei Soares estava próximo às tendas quando ocorreu a queda. “Foi uma rajada de vento que derrubou as barracas, na área destinada à venda de objetos artesanais. Bombeiros civis, contratados pelos organizadores, prestaram o rápido atendimento aos feridos”, explicou o militar. 
De acordo com Soares, oito pessoas necessitaram de atendimento médico, por escoriações leves e algumas passaram mal, diante do susto. “Apenas uma senhora, atingida por parte da estrutura de ferro nas costas, necessitou de um maior cuidado. Mas pelas avaliações iniciais não sofreu lesão grave, mas um trauma lombar”. O sargento disse que o evento seguiu com a programação.

Bombeiros descartam irregularidades

O Corpo de Bombeiros confirmou por meio de boletim que foram oito feridos, entre os quais um pré-adolescente de 13 anos. E que, diante das circunstâncias, o local foi isolado, mas o evento não precisou ser interditado. Ainda, segundo o boletim da corporação, todos os atendidos tiveram escoriações leves, ou se sentiram mal devido ao susto. Os feridos foram atendidos e conduzidos pela própria equipe médica do evento, e não houve atuação dos bombeiros em relação às vítimas.

A causa da queda, segundo o Corpo de Bombeiros, foi devido a uma ventania. E que, em checagem no setor de prevenção do evento, não foram encontradas irregularidades. Apesar do público previsto de 10 mil pessoas, no momento do incidente a estimativa era de 6 mil, não sendo constatada superlotação. As demais tendas foram vistoriadas e apenas uma delas precisou ser amarrada, pois estava presa à cobertura que caiu, e apresentava instabilidade.

O expositor Élcio Antonini contou que foi tudo muito rápido e devido à queda houve correria de pessoas bastante assustadas. “Além dos feridos, os expositores, posicionados na parte baixa do terreno, sofreram prejuízos. Mas a maior preocupação é que, mesmo depois do ocorrido, o evento na parte alta seguiu. Se a estrutura aqui é a mesma, a segurança das pessoas está em risco no caso de novo vento forte”. Organizadores do evento foram procurados para falar do incidente, mas não foram localizados.

"Fenômeno atípico da natureza", dizem organizadores

Por meio de nota, os responsáveis pelo evento justificaram que o incidente ocorreu devido a um “fenômeno atípico da natureza”, uma espécie de “redemoinho”, com duração de poucos segundos. “No momento, as condições de tempo e temperatura eram normais, sem a presença de nuvens ou chuva. A realização do evento estava devidamente autorizada por todos os órgãos competentes, com os respectivos alvarás, inclusive do próprio Corpo de Bombeiros”, assinalou.

No comunicado, os organizadores destacam que no momento do fato tinham brigadistas, médico, enfermeiros e uma UTI móvel de plantão, que prestaram o pronto atendimento. E que, depois do incidente, o Corpo de Bombeiros fez vistoria em todas as estruturas do evento e autorizou sua continuidade, uma vez que a área afetada havia sido devidamente isolada e não apresentava riscos ao público. “A produção lamenta o ocorrido e reforça seu compromisso com a segurança do público e o cumprimento da legislação”, pontuou a nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)