(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'É catastrófico', diz prefeito sobre tragédia com crianças em creche de Janaúba

Vigia da instituição invadiu a creche ateou fogo no próprio corpo e em crianças. Cinco pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas


postado em 05/10/2017 15:23 / atualizado em 05/10/2017 20:27

Sala onde o vigia ateou fogo nas crianças (foto: Divulgação)
Sala onde o vigia ateou fogo nas crianças (foto: Divulgação)

“Eu nunca vi uma guerra, mas a situação aqui parece ser igual. É catastrófica”. Foram com essas palavras que o prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB), de Janaúba, na Região Norte de Minas, resumiu a tragédia na creche Gente Inocente. O vigia da instituição, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, ateou fogo no próprio corpo na manhã desta quinta-feira, e, em seguida, abraçou estudantes. Cinco pessoas morreram, sendo quatro crianças e o autor do ataque, e outras 21 ficaram feridas.



Desde de que aconteceu o crime, o prefeito informou que mobilizou todo o Estado para ajudar no atendimento das vítimas. Além disso, conta que a solidariedade de outros administradores municipais ajudaram. “Primeira coisa que fiz foi acionar o Governo do Estado, que disponibilizou toda a estrutura possível para ajudar, como Helicópteros e hospitais. Prefeitos de cidades vizinhas disponibilizaram ambulâncias e o estoque de medicamentos para queimados”, afirmou Carlos Isaildon.

O prefeito foi para unidade de saúde da cidade que recebeu as vítimas para prestar auxílio. “O hospital está complicado. Fui para lá imediatamente por causa do desespero dos familiares. É uma situação complicada. A polícia começou a investigar para tentarmos entender o que aconteceu”, explicou o administrador municipal. “Nossa preocupação inicial foi atender as vítimas. Todos os médicos e enfermeiros da cidade foram colocados à disposição”.

Pedido de ajuda


Mesmo com a mobilização do estado e de cidades vizinhas, Janaúba precisa de doações. “Estamos precisando principalmente de medicamentos para queimados, pomadas, luvas cirúrgicas e tudo que pode nos ajudar nos tratamentos das vítimas”, comentou Mendes. Segundo o prefeito, em Belo Horizonte, os materiais podem ser entregues na viação Pássaro Azul, localizado na Rua Guaicurus, 1.600, em frente ao posto do INSS. Um ônibus sai diariamente da capital às 19h30 em direção a cidade do Norte de Minas.

Vigia trabalhava há oito anos na prefeitura da cidade(foto: Divulgação)
Vigia trabalhava há oito anos na prefeitura da cidade (foto: Divulgação)


Como aconteceu


O prefeito afirmou que o vigia que provocou a tragédia trabalha na prefeitura da cidade desde 2008 e não tinha nenhum registro de ocorrência em seu currículo. Segundo o administrador municipal, Damião estava de férias e foi ao local para entregar um atestado médico. Porém, por causas ainda desconhecidas, cometeu o crime que terminou na morte de cinco pessoas, sendo quatro crianças e uma professora, e provocou ferimento em outras 21 pessoas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Janaúba, Damião chegou à creche com uma mochila rosa nas costas. Ao tocar a campainha, funcionários teriam achado estranho a presença do vigia fora do horário de trabalho, mas ele teria dito que iria entregar um atestado médico à direção da unidade.

Ainda segundo a assessoria, Damião levava na bolsa um líquido inflamável, possivelmente álcool ou gasolina, que usou para atear fogo no próprio corpo. Funcionários informaram ainda que ele abraçou crianças que também começaram a ter os corpos incendiados. A sala onde os alunos estavam tem grades na janela e teto de PVC, uma espécie de material plástico, também inflamável.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)