(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem previsão de chuva nesta quarta-feira

A partir desta quinta-feira a chuva deverá dar uma trégua aos mineiros e a temperatura aumenta


postado em 04/10/2017 09:59 / atualizado em 04/10/2017 10:28

(foto: Paulo Filgueiras: EM/DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras: EM/DA Press)
Belo Horizonte e região metropolitana têm previsão de pancadas de chuva para esta quarta-feira. Regiões do interior de Minas Gerais também podem ter registro de precipitações, segundo o Centro de Climatologia PucMinas/TempoClima. 

As temperaturas devem variar entre 15 e 25 graus na capital mineira e a umidade relativa do ar ficará em torno de 60% no período da tarde na Grande BH. As pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora do dia e o céu permanecerá nublado.

No interior do estado, há previsão de precipitações nesta quarta-feira para as regiões Leste, Noroeste e dos Vales do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha. Nas demais localidades não há previsão de chuva. Na Região Norte de Minas, os termômetros podem registrar 31 graus nesta tarde. 

De acordo com o meteorologista Claudemir Felix, a partir de amanhã a chuva deverá dar uma trégua no estado. “Os próximos dias serão sem chuva, com céu parcialmente nublado e com uma ligeira elevação nas temperaturas e queda na umidade relativa do ar, que deve marcar 40% neste fim de semana.” 
 

Cemig prevê mais temporais 


O período chuvoso 2017-2018 deve ficar mais próximo da normalidade histórica, segundo a previsão meteorológica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Mas o risco de tempestades ainda em outubro não está afastado e elas poderão retornar na segunda quinzena do mês.

Segundo o meteorologista da empresa, Arthur Chaves de Paiva Neto, o fenômeno La Niña, que se forma no Pacífico, deverá ganhar força a partir de novembro, podendo provocar uma ligeira queda nas temperaturas em quase todo o estado, principalmente no Sul de Minas, Triângulo, Oeste e Zona da Mata. Com relação às chuvas, elas devem ficar pouco acima da média em quase todo o estado, exceto nas regiões Oeste, Central e Vale do Rio Doce, onde devem se manter próximas à média.

"A nossa expectativa para esse período chuvoso é que fique dentro da normalidade ou ligeiramente acima em algumas regiões. A tendência é que a gente tenha, no início do período, um volume um pouco abaixo do normal. Mas ao longo dos meses haverá chuvas mais cheias e volumosas”, prevê.

Para explicar as ocorrências como a de segunda-feira, o metrologista afirma que as tempestades são comuns no início desta estação chuvosa. “Para outubro e início de novembro, esperamos temperaturas mais elevadas. Assim, com a umidade e a frente fria, novas tempestades podem ocorrer”, disse. A partir de amanhã, a tendência é de diminuição da quantidade de tempestades até a próxima semana. Na penúltima e última semana de outubro, entretanto, a expectativa é de maiores volumes.

* Sob supervisão da subeditora Jociane Morais
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)