(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva traz alto risco de mais quedas de árvores, que já causaram uma morte em BH

Após fortes chuvas do início da semana, BH passou o dia lidando com transtornos causados por árvores caídas. E várias outras continuam representando ameaça para o próximo temporal


postado em 04/10/2017 06:00 / atualizado em 04/10/2017 07:38

Em ponto de tráfego intenso de veículos e pedestres no Bairro Barro Preto, tronco pende sobre a Avenida Augusto de Lima(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Em ponto de tráfego intenso de veículos e pedestres no Bairro Barro Preto, tronco pende sobre a Avenida Augusto de Lima (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

A aguardada temporada das águas em Belo Horizonte começou trazendo transtornos à população no momento dos temporais e deixando para trás armadilhas urbanas e medo, mesmo após o fim da chuva. Com tempestades acompanhadas de ventanias de até 85km/h, o fantasma da queda de árvores voltou com força total à capital, onde ontem a população passou o dia enfrentando ruas fechadas, desvios de trânsito e preocupação com troncos que ainda ameaçam vir abaixo. O temor diante da possibilidade de tragédias como a que matou o taxista Fábio Teixeira Magestes, de 35 anos, cujo carro foi atingido por uma palmeira de tronco triplo no Bairro de Lourdes (Centro-Sul), na segunda-feira, faz sentido. Em apenas 24 horas, até a manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros recebeu 103 chamados relacionados a corte e vistoria em árvores na Região Metropolitana de BH. Pelo menos 50 delas caíram. Na capital, 25% dos atendimentos feitos pela Defesa Civil entre domingo e ontem foram relacionados ao risco de queda e à queda de árvores (19 de 78). Enquanto a preocupação com a ameaça aumenta, os recursos municipais para ações preventivas na arborização urbana diminuem.

Em 2014, houve 33.829 podas e 4.562 supressões entre os 480 mil espécimes da cidade, mas os números caíram em 2016, para 14.133 (-58,2%) e 1.415 (-70%), respectivamente. A prefeitura não divulgou o balanço das ações em 2017, mas admite que, diante da limitação de recursos financeiros imposta pela situação econômica do país e do município, o contrato para prestação dos serviços de poda, destoca e supressão nas nove regionais da cidade está sendo executado parcialmente. “As demandas recebidas entram na programação de vistorias das regionais. As solicitações de serviços estão sendo criteriosamente avaliadas, para que o atendimento possa ser realizado de forma adequada, mantendo os padrões de qualidade e respeitando disponibilidade dos recursos”, informou a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O atual contrato é válido até 2018, quando, segundo o município, será feita nova licitação.

As restrições financeiras criaram, inclusive, uma lista de espera nos serviços. Segundo o órgão, está sendo dada prioridade a podas e supressões de árvores condenadas ou que possam representar riscos de danos humanos ou materiais. “As demais solicitações entram em fila de espera para execução em momento oportuno”, informa a nota.

"Não é possível esperar morrer mais gente. Alguma coisa tem que ser feita"

Leonardo Maciel, 43 anos, advogado


À sombra de novos riscos


Com novo alerta de temporal válido pelo menos até hoje, a situação é sinônimo de preocupação para quem vê troncos pendendo sobre vias e imóveis, sem que qualquer providência seja tomada. É o que ocorre na Rua Alagoas, Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH. A advogada Cristiana Valente Carvalhido, de 36 anos, está muito apreensiva, pois, segundo ela, desde maio de 2016 o síndico do prédio em que mora vem tentando junto à prefeitura alguma intervenção em uma árvore que apresenta sinais de estar podre. “Em abril deste ano, um galho grande caiu desta árvore, sem chuva nem vento. Imagine agora o que pode acontecer?”, questiona. O incidente a que ela se refere motivou na época a intervenção dos bombeiros, que tiveram de agir para desobstruir a via. Como a árvore fica entre o prédio e uma casa onde vivem idosos, Cristiana diz que o perigo é ainda maior.

Quarteirão foi interditado na Rua Juiz de Fora(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Quarteirão foi interditado na Rua Juiz de Fora (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Não tão longe dali, na mesma Região Centro-Sul, mas no Barro Preto, a posição de uma árvore após a chuva de segunda-feira amedronta quem passa pela Avenida Augusto de Lima, em frente ao Instituto de Identificação da Polícia Civil. O tronco está inclinado sobre a pista que segue no sentido do Bairro Prado, de forma que não permite, por exemplo, que um ônibus passe pela faixa da esquerda. O vendedor Rafael Félix, de 26, que trabalha em frente, disse que a árvore já estava parcialmente inclinada, mas tombou mais após o último temporal. “Quebrou mais uma parte do canteiro central e, se cair, pode matar alguém. Basta olhar o tamanho dela”, afirma. O advogado Leonardo Maciel, de 43, lembrou que, além de o tráfego de carros ser intenso na avenida, bem ao lado fica um ponto de ônibus, o que provoca grande fluxo de pessoas e aumenta o risco de tragédias. “Não é possível esperar morrer mais gente. Alguma coisa tem que ser feita”, cobrou.

O risco alto de queda de outra árvore motivou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) a interditar o trânsito na Rua Juiz de Fora, entre as ruas Goitacazes e Tupis, no mesmo bairro. Segundo o coronel Alexandre Lucas, coordenador da Comdec, a medida foi tomada porque os técnicos detectaram grande possibilidade de acidente no local. “Isolamos o local e acionamos a regional para supressão da árvore. Como temos muitos problemas na cidade, a prefeitura está dando prioridade àquelas com impacto social mais forte. Até porque o corte de uma árvore desse tipo tem isolamento de rua, não pode ser feito em qualquer hora, tem toda uma gestão”, afirma o coronel.

De acordo com a Regional Centro-Sul da Prefeitura de BH, já foi autorizada poda para a árvore na Rua Alagoas, em frente ao número 315. Já sobre o espécime da Avenida Augusto de Lima, em frente ao número 1.854, não foi identificada solicitação no sistema do município. Entretanto, a administração informou que será feita vistoria no local. Na Rua Juiz de Fora, entre Goitacazes e Tupis, a árvore não corre risco iminente, mas será feita poda para diminuir o peso e mantido monitoramento.

"Em situações de vento forte, o ideal é se abrigar dentro de uma loja ou um shopping, por exemplo, para não correr o risco de ser atingido"

Coronel Alexandre Lucas, coordenador da Defesa Civil de BH


Praga ameaça 1,4 mil árvores


Além da diminuição do trabalho de corte e poda na arborização urbana e do perigo dos vendavais, as árvores de Belo Horizonte sofrem com outro problema: o besouro metálico. A praga ameaça cerca de 1,4 mil mungubas e paineiras, situação que liga o alerta para essas espécies, cujos exemplares podem ser suprimidos a qualquer momento, caso seja constatado risco de queda, segundo a prefeitura. Desde o início do ano, a prefeitura já retirou 600 árvores infestadas. Mas a preocupação se torna maior já que, no caso mais grave de segunda-feira, quando três troncos de palmeira unidos por uma única raiz provocaram a morte do taxista Fábio Magestes, a árvore era considerada sadia.

Outra árvore caiu na Rua Mato Grosso, no Barro Preto(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Outra árvore caiu na Rua Mato Grosso, no Barro Preto (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Dadas as condições da arborização da cidade, o coordenador da Comdec, Alexandre Lucas, destaca que é muito importante adotar medidas de autoproteção nos momentos de temporais. “Em situações de vento forte, o ideal é se abrigar dentro de uma loja ou um shopping, por exemplo, para não correr o risco de ser atingido”, recomenda. Outra medida é não estacionar veículos ao lado de árvores durante tempestades e buscar estacionamentos fechados ou lugares totalmente abertos. “Se as pessoas acompanharem pelas redes sociais os alertas de previsão do tempo da Defesa Civil terão condições de fazer um raciocínio de autoproteção e evitar os problemas”, completa.

Segundo o tenente Pedro Aihara, chefe da Sala de Imprensa do Corpo de Bombeiros, no período chuvoso a corporação encontra dificuldades de atender todas as ocorrências ao mesmo tempo, diante do volume de casos. A corporação faz o corte de árvores apenas se existe o risco iminente de queda ou se o exemplar já caiu e está obstruindo a via. Do contrário, a situação é encaminhada à prefeitura, que tem autonomia para providenciar um laudo que autorize a supressão.

Inventário ficou pela metade


Um inventário da arborização de Belo Horizonte conduzido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) levantou 300 mil exemplares nas regiões Leste Noroeste, Oeste, Centro-Sul e em parte da Pampulha. Novo contrato precisa ser firmado pela administração municipal para fazer o levantamento de cerca de 180 mil árvores nas regiões Norte, Nordeste, Venda Nova, Barreiro e em outra parte da Pampulha.

No Funcionários, advogada Cristiana Valente teme por espécime que parece comprometido(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
No Funcionários, advogada Cristiana Valente teme por espécime que parece comprometido (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)