(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tribunal de Justiça reduz pena de homem que pichou Biblioteca na Praça da Liberdade

De acordo com o advogado do condenado, seu cliente deve ser solto, no máximo, em um mês


postado em 21/09/2017 16:43 / atualizado em 21/09/2017 22:01

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

O pichador Darcy Gonçalvez Vieira Júnior, de 41 anos, teve sua pena reduzida em julgamento, nesta quarta-feira, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Mais conhecido como GG, o pichador foi condenado com seu comparsa Leonardo Vinícius de Souza, de 37, por riscar a Biblioteca Estadual Luiz de Bessa e as estátuas de bronze dos "Quatro Cavaleiros do Apocalipse", que retratam os escritores Fernando Sabino, Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos, na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital mineira.


A pichação foi feita em 2014. Na época, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entendeu os crimes como dano ao patrimônio e ambiental. De acordo com o advogado de Darcy, Felipe Soares, o crime de pichação tem uma lei específica, que não foi considerada na época. "Ele foi condenado por dano ao patrimômino, quando o certo seria a condenação por pichação, em que a detenção varia de 6 meses a um ano", explicou o advogado.

Ainda segundo o advogado, seu cliente deve ser solto, no máximo, em um mês. Darcy foi condenado, em 2016, a oito anos, seis meses e 10 dias de prisão. Nesta quarta, a condenação foi reduzida para dois anos, 10 meses e 18 dias de detenção. "A decisão de hoje do tribunal corrige uma injustiça e confirma o que é previsto em lei", ressalta o advogado de defesa. O pichador também responde a outro processo por formação de quadrilha, apologia e incitação ao crime.

* Estagiária sob supervisão do editor Roney Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)