Publicidade

Estado de Minas

Polícia resgata dois veados em menos de 24 horas em Uberlândia

Animal teria se perdido da mãe durante um incêndio. Filhote foi resgatado pela polícia ambiental e levado para Universidade de Uberlândia


postado em 16/09/2017 14:14 / atualizado em 16/09/2017 17:28

Um filhote de veado foi encontrado na manhã deste sábado em uma fazenda a 10 km da cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Depois que um grande incêndio que atingiu a mata próxima da propriedade, o animal apareceu. Segundo os Policiais Militares Ambientais, esse é o quarto veado capturado em menos de um mês e o segundo em menos de 24 horas.

Quando os militares chegaram ao local constataram se tratar de um filhote de veado, de aproximadamente 4 a 5 meses, que provavelmente se perdeu da mãe durante o incêndio. De acordo com o relato do dono da fazenda aos militares, após o término do fogo, ele soltou o animal em uma mata. Porém, horas depois, o bichinho retornou.

Sendo assim, os policiais foram chamados. O sargento Eduardo Venâncio explicou que por se tratar de um filhote que precisa cuidados especiais, o animal foi resgatado e levado para o setor de animais silvestres da Universidade Federal de Uberlândia. Lá, ele será examinado e receberá todos os cuidados necessários até receber alta médica e estar apto para soltura em seu habitat natural. 


Animal tem entre 2 e 5 meses(foto: Polícia do Meio Ambiente/ divulgação)
Animal tem entre 2 e 5 meses (foto: Polícia do Meio Ambiente/ divulgação)
"Estamos sofrendo a temporada de incêndios. Esse já é o quarto veado capturado em menos de um mês. O resgate é complicado porque muitos animais adultos morrem após o socorro por causa do estresse. Muitos filhotes se perdem dos pais e, se não forem salvos, podem morrer queimados ", contou o sargento. Na tarde de ontem, o sargento Eduardo Venâncio contou que um veado adulto foi encontrado dentro de uma academia no Centro da cidade.

Animal foi resgatado e encaminhado para reserva de cerrado onde foi solto(foto: Polícia do Meio Ambiente/ divulgação)
Animal foi resgatado e encaminhado para reserva de cerrado onde foi solto (foto: Polícia do Meio Ambiente/ divulgação)
NA ACADÊMIA Por volta das 10h de ontem, os militares compareceram em uma academia de musculação no Bairro Fundinho, Região Central da cidade de Uberlândia, para fazer o resgate de outro veado. Para preservar a integridade física do animal, a academia foi isolada.

"Pedimos apoio de médicos veterinários do setor de animais silvestres da universidade. Os veterinários auxiliaram na contenção do veado e, depois de uma criteriosa avaliação, concluíram que o bicho estava em condições de soltura", contou o sargento. Assim, o animal foi encaminhado para reserva de cerrado onde foi solto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade