Publicidade

Estado de Minas

Campanha de multivacinação tem Dia D neste sábado; veja vacinas disponíveis

O foco da campanha são crianças e adolescentes de zero a 15 anos. Ministério da Saúde divulgou nomes das vacinas que estarão disponíveis neste sábado


postado em 16/09/2017 08:43

(foto: Torange/ Reprodução)
(foto: Torange/ Reprodução)

Em virtude da campanha de multivacinação do Ministério da Saúde, postos de saúde de Minas Gerais também disponibilizarão vacinas para crianças e adolescentes de até 15 anos. Em Belo Horizonte, 152 postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.

O Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Atualização das Cadernetas de Vacinas busca completar as cadernetas de jovens que necessitam, ainda, tomar doses de imunização às mais diversas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, há esse desfalque nas cadernetas devido à inadimplência dos pais que pensam não haver necessidade de vacinar os filhos entre nove e 14 anos. As vacinas HPV e Meningite Meningocócica C foram incluídas no calendário de vacinação.

Os Centros de Saúde estarão abertos neste sábado para "incentivar" e "mobilizar" os pais e responsáveis. As vacinas, no entanto, só serão aplicadas após apresentação da caderneta. Se o documento apontar a falta de determinada dose, o posto poderá fazer a vacinação.

A campanha nacional mobiliza 36 mil postos de saúde, 350 mil profissionais e 42 mil veículos, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, além do envio das 143,9 milhões de doses de vacina rotineiramente, os centros de saúde receberam 14,8 milhões de doses extras – de 15 vacinas – para a campanha. Confira as vacinas disponíveis.

Calendário de Vacinação da Criança
BCG - ID
Hepatite B (mantida dose ao nascer)
Penta (DTP/Hib/ Hep B)
VIP (Vacina Inativada Poliomelite)
VOP (Vacina oral contra pólio)
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)
Vacina Pneumocócica 10 valente
Vacina febre amarela
Tríplica viral (sarampo, rubéola, caxumba)
DTP (tríplice bacteriana)
Vacina meningocócica conjugada  tipo C
Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela)
Hepatite A

Calendário de Vacinação do Adolescente
Hepatite B
dT  (Dupla tipo adulto)
Febre amarela
Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba)
dTpa
HPV
Vacina meningocócica conjugada tipo C

Fonte: Ministério da Saúde

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade