(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rodovia será fechada por causa de incêndio no Parque do Rola-Moça

As chamas seguem descontroladas e subindo rapidamente em direção a estrada que corta a área verde. A rodovia que leva até o distrito de Casa Branca será fechada


postado em 04/09/2017 15:15 / atualizado em 04/09/2017 16:23

Aeronaves ajudam a apagar as chamas que atingem a área verde(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Aeronaves ajudam a apagar as chamas que atingem a área verde (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O incêndio de grandes proporções que atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segue descontrolado. As chamas estão indo em direção ao distrito de Casa Branca, em Brumadinho. Por causa disso, os militares do Corpo de Bombeiros vão interditar a estrada que corta o parque. A medida será necessária devido ao risco de acidentes por causa da baixa visibilidade provocada pela fumaça. Desvios serão criados na região.



De acordo com o major Anderson Passos, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), as chamas seguem altas e descontroladas. Por isso, ainda há risco para os motoristas que passam pela região. A previsão é que a interdição aconteça a partir das 15h30. Ela deve durar aproximadamente uma hora.

“O incêndio está subindo com muita força em direção a estrada que corta o parque, então temos perigo da fumaça que pode atrapalhar a visibilidade e causar acidentes. Nós vamos utilizar outra estratégia, uma linha para aguardar o fogo chegar neste aceiro, que é a estrada. Vamos interromper o trânsito na rodovia que passa dentro do parque, vai fechar a entrada do Jardim Canadá e em Casa Branca. Desvios serão criados”, informou.

O combate segue a todo vapor pelo segundo dia nos perímetros do parque. Nesta segunda-feira, mais de 70 homens participam dos trabalhos, entre bombeiros e brigadistas. Eles fazem a ação direta nas chamas com abafadores e bombas costais. Eles contam com a ajuda de aeronaves e jipeiros, que se apresentaram voluntariamente para fazer o deslocamento da tropa.



O fogo começou no início da tarde de domingo e avançou rapidamente. O fogo se concentrou na região conhecida como Catarina, onde há um manancial de mesmo nome, e seguiu em direção ao Condomínio Retiro das Pedras. Um grande aparato foi mobilizado para combater as chamas, que não foram controladas.

Ocorrências aumentam no parque


A causa do incêndio, de grandes proporções, e a área consumida pelo fogo ainda não foram divulgados, mas o total de incêndios no parque nos primeiros oito meses de 2017 já engoliram um território maior do que o destruído em todo acumulado de 2016. De janeiro a dezembro do ano passado, 23,67 hectares foram consumidos pelas chamas. De janeiro a julho deste ano, no último balanço disponibilizado pela direção do Rola-Moça, foram 15,27 hectares. Entretanto, apenas um incêndio em agosto passado destruiu 48 hectares. Com isso, o total da área devastada em 2017 somava ao menos 63,27 hectares até ontem, quando as labaredas começaram a caminhar pela vegetação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)