
Segundo a PBH, a vacinação nas instituições de ensino municipais é voltadas para meninas de 9 a 14 anos e menino de 11 a 14 que não receberam a vacina ou que estão com o esquema de vacinação em atraso. Dados parciais indicam que a cobertura está em 7% do público alvo.
A vacina protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. São duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina previne contra o câncer de colo do útero, de órgãos genitais femininos e masculinos, e de boca. De acordo com o Ministério da Saúde, a definição da faixa etária para a vacinação tem como objetivo proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus.
Para que a vacinação fosse realizada, a PBH enviou cartas aos pais e responsáveis para que autorizassem a vacinação. A expectativa é de que 35 mil crianças e adolescentes sejam imunizados contra o HPV. A vacina também está disponível nos postos de saúde da capital.
