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Estado de Minas

Novas estratégias no ensino da matemática prometem prender a atenção dos estudantes

Programa é voltado para a prática docente e oferece um conjunto de estratégias para que professores possam ensinar a matéria de forma dinâmica e interessante para diferentes alunos


postado em 10/05/2017 06:00 / atualizado em 10/05/2017 09:16

Professores em aula no UniBH, com método validado em Stanford (foto: Rafael Viana/ divulgação )
Professores em aula no UniBH, com método validado em Stanford (foto: Rafael Viana/ divulgação )
A matemática muitas vezes causa aversão aos alunos, e, por isso, ensinar essa disciplina não é fácil: os professores precisam buscar metodologias inovadoras para prender a atenção dos estudantes e fazer com que eles aprendam o conteúdo. Pensando na dificuldade diária de inserir a matemática no dia a dia dos alunos da educação básica, o Centro Universitário UniBH está desenvolvendo o Programa de Especialização Docente em Ensino de Matemática, que traz para Belo Horizonte uma proposta de currículo, conteúdos e metodologias de ensino referenciadas e desenvolvidas pela universidade americana de Stanford. A partir de hoje, professores da educação básica de escolas públicas e particulares voltam para sala de aula e aprendem novas abordagens de ensino de matemática.

O programa é voltado para a prática docente e oferece um conjunto de estratégias para que professores possam ensinar a matéria de forma dinâmica e interessante para diferentes alunos. Segundo Flávia Britto, coordenadora do programa no UniBH, professores de matemática de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte foram indicados e se inscreveram para participar do programa, que é gratuito e terá a duração de 18 meses.

“Neste projeto, os professores voltam a ser alunos e terão acesso a um material didático e metodologias validadas pela Universidade de Stanford, referência mundial na formação de professores”, explica Flávia. Ela ressalta ainda que o objetivo principal é conectar teoria e prática nas aulas de matemática. “Queremos que os alunos tenham maior interação com a disciplina e, consequentemente, mais facilidade no aprendizado”, acrescenta.

A iniciativa faz parte de um projeto-piloto inspirado no Programa de Formação de Professores de Stanford (Step), adotado nos Estados Unidos há aproximadamente 15 anos, implantado em universidades europeias e asiáticas, e que agora está sendo implementado em várias instituições do Brasil, entre elas o UniBH, em Minas Gerais, e a Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.


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