(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto seleciona bibliotecas públicas para programa de incentivo

Serão selecionadas 92 unidades em todo o Brasil para participar da iniciativa promovida pela ONG Recode e pela Caravan Studios. Cinco vagas serão para Minas


postado em 21/03/2017 14:31 / atualizado em 21/03/2017 21:28

(foto: Reprodução/Internet)
(foto: Reprodução/Internet)
A ONG Recode e a Caravan Studios lançaram um edital nesta terça-feira para selecionar 92 bibliotecas em municípios com até 250 mil habitantes e no Distrito Federal, que tenham no mínimo três computadores disponíveis para o público com conexão de internet banda larga. Dessas, cinco são em Minas Gerais. Haverá preferência para cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). As inscrições devem ser feitas até 20 de abril. Mais informações estarão disponíveis no site da organização.

A ideia do programa é aproveitar melhor os recursos tecnológicos das bibliotecas públicas para promover conhecimento e gerar oportunidades aos jovens. O Conecta Biblioteca também irá beneficiar bibliotecários e profissionais das unidades participantes, por meio de um programa de capacitação de dois anos, com módulos presenciais e a distância, que inclui pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.

O Conecta Biblioteca visa também a aumentar em 60% o número de novos visitantes dessas bibliotecas ao fim do programa, sendo pelo menos um terço representado por pessoas entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, ampliando suas oportunidades de educação, informação e trabalho. "Acreditamos que, pelo Conecta Biblioteca, podemos fortalecer as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional das comunidades envolvidas. Temos feito uma intensa articulação intersetorial para fomentar o debate sobre o uso desses espaços públicos e identificamos a necessidade de incentivar o protagonismo das lideranças, para que as bibliotecas sejam percebidas como locais de inovação", destaca Elaine Pinheiro, CEO da ONG Recode.

A Caravan Studios,%u202Fparceira no programa, acredita que as comunidades devem se envolver profundamente no desenvolvimento de ferramentas para resolver os problemas que enfrentam.%u202F Usando uma metodologia baseada em design thinking, a organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco, Califórnia, já impulsionou a criação de cinco aplicativos voltados para o impacto social.
 
(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)