(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Contas das empresas de ônibus de BH serão auditadas; novos veículos terão ar-condicionado

Anúncio foi feito ontem pelo prefeito Alexandre Kalil. Auditoria será contratada por meio de licitação


postado em 02/02/2017 18:44 / atualizado em 02/02/2017 21:48

Pente-fino nas contas das empresas de ônibus da capital mineira. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai abrir licitação para contratar auditoria que fará a análise de gastos e lucros das concessionárias. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo prefeito Alexandre Kalil, durante reunião para traçar estratégias para o transporte público na capital, metas a serem cumpridas ao longo do ano e definir algumas medidas que vão entrar em vigor em breve.

O resultado da auditoria deve ser conhecido ainda este ano. A abertura da “caixa-preta” das empresas de ônibus é uma demanda antiga e crescente de movimentos sociais, entre eles, o Tarifa Zero. Nos últimos três anos, o aumento do preço das passagens foi questionado pelo Ministério Público na Justiça.

Na reunião, que teve a participação do presidente da BHTrans, Célio Freitas Bouzada, e de representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), ficou definido ainda que, a partir do mês que vem, o corredor do Move da Avenida Antônio Carlos será liberado para táxis transportando passageiros, em caráter de teste. Também ficou acertada a renovação de 300 ônibus da frota este ano e outros 500 em 2018. Todo ônibus que for comprado será equipado com ar-condicionado e suspensão a ar. Eles começarão a circular na periferia que, segundo o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, é a prioridade.

O aumento da violência dentro dos coletivos motivou a ampliação das ações da Operação Viagem Segura: desde meados do mês passado, a Guarda Municipal viaja em algumas linhas das avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo, a partir das 19h, para coibir a ação de bandidos especializados em roubar passageiros, motoristas e cobradores. Também ficou definido que a prefeitura vai providenciar a melhoria da pavimentação em todos os itinerários dos ônibus, começando pelas áreas mais periféricas da cidade, e aumentará o número de faixas de circulação exclusiva para os ônibus.

Haverá estudos para a criação de mais linhas para atender as vilas e favelas da cidade e intensificação da fiscalização quanto ao cumprimento do quadro de horários, itinerário e limpeza dos coletivos.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)