(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

SP confirma três mortes de febre amarela sendo que um dos pacientes esteve em Minas

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo informou que outros 10 casos segue sendo investigados


postado em 23/01/2017 16:37

A situação da febre amarela começa a sair dos limites de Minas Gerais. Casos da doença foram confirmados nesta segunda-feira em São Paulo. O estado teve 13 casos notificados da doença. Destes, três pessoas morreram. Um dos pacientes esteve em Minas e depois começou a sentir os sintomas. Ele morreu em Santana do Parnaíba, no interior paulista. Os outros dois casos confirmados são autóctones, ou seja, com transmissão dentro de SP. Os pacientes são dos municípios de Batatais e Américo Brasiliense. As mortes foram confirmadas pelo laboratório Alberto Lutz.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo informou que outros 10 casos segue sendo investigados. No ano passado, foram confirmados dois casos de febre amarela silvestre em humanos no estado. Os pacientes não resistiram e morreram. Um era de Bady Bassit, sendo que o local provável de infecção é conhecido como “mata dos macacos”, no município de São José do Rio Preto, e outro em Ribeirão Preto, também em área próxima à mata.

Dede 16 de janeiro, foram confirmadas 24 epizootias, mortes de primatas nas regiões de Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria de Saúde, somente neste mês já foram enviadas maias de 400 mil doses de vacinas para São Paulo. No último semestre de 2016, o estado recebeu 1,7 milhão de doses do Ministério da Saúde.

Minas Gerais


A situação de Minas Gerais ainda é preocupante. O estado passa por seu pior surto da história. Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Sáude (SES) na sexta-feira mostra que o número de mortes confirmadas pela doença já chega a 25, o mais alto já registrado no Estado. Os dados mostram um aumento de dois óbitos em relação ao boletim anterior divulgado na quinta-feira. E a situação pode ser ainda pior, pois há 71 mortes sendo investigadas.

Os casos notificados também aumentaram em relação ao último boletim. Até sexta-feira, teve registro de 272 pacientes com suspeita da doença. Do total, 47 foram confirmados com febre amarela. Na quinta-feira, Minas tinha 206 notificações e 34 confirmações. O aumento em relação ao último levantamento foi de 38,2% em casos confirmados e 32% nas notificações. As mortes confirmadas por febre amarela ocorreram nos municípios de Ladainha (8), Piedade de Caratinga (2), Ipanema (3), Malacacheta (2), Imbé de Minas (1), São Sebastião do Maranhão (2), Frei Gaspar (1), Itambacuri (2), Poté (1), Setubinha (1), Teófilo Otoni (1), Ubaporanga (1). Um novo boletim deve ser divulgado nesta segunda-feira pela SES.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)