(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Melhor escola pública do país, colégio mineiro precisa de investimento

Situação do Coluni, colégio da Universidade Federal de Viçosa, tem se degradado. Ainda que seja a melhor instituição pública do país no Enem, sua colocação no ranking caiu de 10º para 33º lugar


postado em 04/10/2016 17:12 / atualizado em 04/10/2016 22:15

Colégio Coluni ainda é destaque entre as escolas públicas do país, mas vem sofrendo com sucateamento(foto: Beto Magalhães/EM)
Colégio Coluni ainda é destaque entre as escolas públicas do país, mas vem sofrendo com sucateamento (foto: Beto Magalhães/EM)
Considerada a melhor escola pública do país no Exame Nacional do Ensimo Médio (Enem), o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni) tem suas condições degradadas ano a ano, devidoà falta de investimentos. A afirmação é da diretora em exercício da instituição, Renata Pires Gonçalves. "Desde 2007 somos a melhor escola pública, mas caimos de 10º lugar geral para o 33º, e isso é reflexo da falta de investimentos. Se nada for feito, a tendência é de que o nível do ensino público desabe ainda mais e chegue ao ponto de nenhuma escola pública figurar entre as 100 melhores", alerta.

De acordo com a diretora em exercício, o Coluni enfrenta dificuldades para manter o nível do ensino, sobretudo quando professores saem em licença para outras atividades e para aprimoramento e falta pessoal qualificado para substituir. "Chegamos ao ponto de ter de contar com monitores para substituir professores. São alunos que recebem bolsas para atividades complementares, mas que não deveriam lecionar", conta.

A própria estrutura necessita de investimentos, segundo Renata Gonçalves. "A situação está tão crítica que já tivemos de retirar lâmpadas de corredores da escola para substituir as que queimaram dentro das salas de aula", disse. 

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)