(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde de Minas divulga alerta para prevenção da febre maculosa

Este ano já são quatro mortes no estado, com 10 casos confirmados da doença. Em Belo Horizonte uma criança morreu em agosto e dois pacientes estão internados, com suspeita de contaminação


postado em 20/09/2016 20:56 / atualizado em 20/09/2016 21:51

Depois da morte de criança, ações de combate ao carrapato foram intensificadas em parque(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
Depois da morte de criança, ações de combate ao carrapato foram intensificadas em parque (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
 

Depois da confirmação de cinco mortes no estado por febre maculosa brasileira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgou, nesta terça-feira, alerta para reforçar a prevenção contra a doença. No material divulgado, a SES sugere que as pessoas tenham atenção em ambientes favoráveis à infestação ou presença de carrapatos-estrela, como áreas rurais, matas, cachoeiras, parques e lagoas.

Somente este ano, foram confirmados 10 casos de febre maculosa no estado, com quatro mortes. Em Belo Horizonte há dois pacientes internados com a suspeita da doença, e uma criança morreu no mês passado.

A doença é transmitida ao ser humano por meio da picada do carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Trata-se de enfermidade grave que, se não tratada logo no início do aparecimento dos sintomas, pode levar à morte.

Entre os sintomas, febre alta, dores no corpo, principalmente cabeça, mal-estar, náuseas, vômitos e, em alguns casos, podem surgir manchas avermelhadas na pele, principalmente na palma das mãos e planta dos pés.

Bruna Dias Tourinho, técnica do Programa da Febre Maculosa Brasileira da SES-MG, explica que os sintomas iniciais da febre maculosa ocorrem entre o 2º e o 14º dia após a picada do carrapato e podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças. 

“Por isso é fundamental que, diante dos primeiros sintomas, o paciente procure imediatamente o serviço de saúde e relate ao profissional médico que esteve em áreas propícias para a presença de carrapatos”, destaca.

Tratamento deve ser imediato para evitar a morte

A partir da suspeita da febre maculosa, o tratamento é iniciado imediatamente, sem esperar a confirmação laboratorial do caso. Se não tratados, pacientes com a doença podem evoluir para estágios de confusão, torpor, alterações psicomotoras e outras manifestações graves (edema, manifestações hemorrágicas, icterícia), que requerem cuidados hospitalares intensivos e podem levar o paciente ao óbito em cerca de 80% dos casos.

Casos de febre maculosa brasileira são registrados em Minas desde a década de 1930. De 2008 a 2016 foram registrados 111 casos e 46 óbitos por causa da doença nas principais macrorregiões do estado.
As que apresentaram maior frequência de casos são Centro (26%), Sudeste (22,9%), Leste (15,6%) e Oeste (12,5%).

Os municípios com maior número de registros da doença foram Divinópolis (8,3%), Juiz de Fora (7,2%), e Diamantina (4,2%). Em 2016, até o momento, foram dez casos confirmados e quatro óbitos.

Segundo o Ministério da Saúde, além de Minas Gerais também há registros da doença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espirito Santo, Santa Catarina e mais recentemente no Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará e Mato Grosso do Sul.

(foto: Fonte: SES-MG)
(foto: Fonte: SES-MG)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)