(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre Cid Veloso, ex-reitor da UFMG

Corpo será velado neste sábado no saguão da Reitoria da universidade


postado em 09/09/2016 21:58 / atualizado em 09/09/2016 22:48

O professor esteve a frente da UFMG na gestão 1986%u20131990(foto: Foca Lisboa / UFMG)
O professor esteve a frente da UFMG na gestão 1986%u20131990 (foto: Foca Lisboa / UFMG)

O corpo do professor Cid Veloso, de 79 anos, ex-gestor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na gestão 1986-1990, será velado neste sábado no saguão da Reitoria. O horário ainda está sendo definido pela família. Ele morreu na noite desta sexta-feira. As causas não foram divulgadas pela universidade.

Mineiro de Piumhi, Cid Veloso graduou-se em 1961 na Faculdade de Medicina da UFMG, da qual também se tornou professor. Especializou-se em cardiologia e tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em 2009, recebeu o título de professor emérito da UFMG. Ocupou os cargos de vice-diretor e diretor da Faculdade de Medicina, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica e presidente da Associação Médica de Minas Gerais.

Em 1983, tornou-se membro efetivo do conselho curador da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e, dois anos depois, representante do MEC no estado junto à Comissão Interinstitucional de Saúde. Em 2014 foi eleito membro titular da Academia Mineira de Medicina. É um dos fundadores da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu), plano de saúde criado em 1993 para atendimento à comunidade da UFMG.

Como assessor da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais em 1995/1996, implantou o Programa de Saúde da Família no estado. Em 2012 lançou o livro Doutor Viagem, que contém fotografias, memórias, dados sobre aspectos marcantes de lugares e situações que visitou em centenas de viagens nacionais e internacionais. Em agosto de 2015, publicou a obra Anos 60: os movimentos que mudaram o mundo, em que recupera os fatos marcantes do período e discute suas consequências sociais, culturais e políticas.

"Cid Veloso era uma pessoa muito generosa e apaixonada pela UFMG, e a esta Instituição dedicou sua vida", comenta o reitor Jaime Ramírez. "Democrata e conciliador, soube valorizar os órgãos colegiados superiores e conduziu com maestria a contribuição da UFMG à Constituição Federal de 1988", acrescenta.

Cid Veloso era casado com a professora Roseni Rosangela Chompré, ex-diretora Escola de Enfermagem.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)