(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH vai receber 100 mil novas árvores nos próximos três anos

Iniciativa faz parte de contrapartida ambiental da Via 040 aos trabalhos realizados na rodovia. Com o plantio, a cidade passa do terceiro para o primeiro lugar no ranking das cidades mais arborizadas do país


postado em 11/07/2016 11:19 / atualizado em 11/07/2016 12:44

Cerca de 5 mil mudas devem ser plantadas no Parque Jacques Cousteau, no Bairro Betânia, no dia 14 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )
Cerca de 5 mil mudas devem ser plantadas no Parque Jacques Cousteau, no Bairro Betânia, no dia 14 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )
Belo Horizonte vai ganhar 100 mil novas árvores de espécies do cerrado e mata atlântica no prazo de três anos. O plantio será possível a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, Fundação de Parques Municipais e a concessionária Via 040. A iniciativa é uma  contrapartida da Via 040 à supressão vegetal realizada pela concessionária durante os trabalhos de modernização da rodovia. Com o plantio, a cidade passa do terceiro para o primeiro lugar no ranking das cidades mais arborizadas do país.

Durante a assinatura do protocolo de intenções, na manhã desta segunda, 10 mudas foram plantadas simbolicamente no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte. Está previsto o plantio de outras  5 mil mudas na quinta-feira, no Parque Jacques Cousteau, no Bairro Betânia, também na região Oeste da capital. A área total plantada corresponde a cerca de 120 campos de futebol.

A presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva, destaca que esta é uma parceria importante para a cidade. "O plantio de novas mudas é essencial para o manejo dos parques e para a qualidade de vida dos cidadãos, visto que atua no controle da temperatura da cidade e favorece o equilíbrio e preservação de nascentes, da fauna e do meio ambiente, de forma geral", diz. Hoje, segundo Karine, Belo Horizonte é a terceira cidade mais arborizada do Brasil e o plantio das 100 mil mudas, passa ao primeiro lugar. "É um quantitativo de mudas que cobre toda a demanda de reposição florestal prevista para esse período", acrescenta.

Segundo a Fundação de Parques Municipais, vários parques e áreas públicas receberão as árvores, mas as demandas ainda estão sendo dimensionadas para a definição dos locais de plantio.  A distribuição, mas também o plantio e manutenção das mudas ficam sob a responsabilidade da concessionária pelo prazo de três anos, garantindo o desenvolvimento das espécies. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)