(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

CBTU tenta evitar, mas metroviários mantêm greve nesta segunda

Categoria alega não ter sido comunicada de nenhuma nova proposta de reajuste salarial e, por isso, promete paralisar a partir de 0h desta segunda-feira


postado em 15/05/2016 19:11 / atualizado em 15/05/2016 19:36

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) promete nova estratégia para evitar que os metroviários cruzem os braços nesta segunda-feira e paralisem o sistema de transporte por trilhos em Belo Horizonte. Amanhã, o diretor-presidente da companhia, Marco Fireman, viaja à Brasília para uma nova rodada de negociação com representantes dos metroviários. A reunião marcada para 10h é, segundo a CBTU, um novo esforço para barrar o movimento grevista – previsto para começar a 0h de segunda-feira – e evitar prejuízos à população.

No centro das negociações entre os dois lados, estão questões salariais e benefícios exigidos pela categoria. Como a proposta de reajuste de 5,5%, feita pela CBTU, não foi aceita pelas entidades sindicais, a companhia informa que o diretor-presidente irá solicitar, ao Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), aumento do percentual para 9,28%. “O executivo também se comprometeu a ajuizar, juntamente aos sindicatos, dissídio coletivo, para tratar exclusivamente desse reajuste das cláusulas econômicas”, informa a nota enviada pela companhia.

 Ainda segundo o documento, na assinatura do acordo coletivo de trabalho 2016/2017, a CBTU conseguiu garantir o fornecimento do vale cultura, que volta a ser concedido a partir de janeiro de 2017, bem como a oferta de duas toalhas individuais, por ano, aos empregados das oficinas de manutenção. A CBTU informou reconhecer o direito de greve como justo, mas apela para o bom senso dos trabalhadores para evitar transtornos aos usuários, além de alegar que as negociações não estão paralisadas.

Apesar da nota enviada à imprensa, o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) informou não ter sido notificada de nenhuma proposta e, por isso, a greve está mantida. “O fato de o presidente ir à Brasília é um bom sinal de que as negociações podem avançar. Mas é uma viagem que já estava marcada”, informou a entidade por meio de sua assessoria de imprensa.

Ainda segundo o órgão, os metroviários vão se concentrar amanhã em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), às 14h, para discutir as regras da escala mínima a ser mantida no sistema metroviário durante o período de greve. De acordo com o sindicato, o acordo feito entre a CBTU e o TRT não é adequado. “A empresa fechou em 80% dos funcionários no horário de pico e 50% no horário de vale, o que traz problemas de segurança para a operação”, informou a assessoria.

Em movimentos grevistas de anos anteriores, a escala adotada foi de 100% no pico e fechamento das estações no horário de vale. Nos sábados, o sistema operou apenas no pico, também com a totalidade de seus trabalhadores. A partir desse horário, o funcionamento foi suspenso, inclusive durante todo o domingo, com retorno somente na manhã de segunda-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)