(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Proprietários de terrenos com focos da dengue serão multados em Contagem

Agentes de saúde da cidade vão começar a multar, na próxima segunda-feira, moradores que não obedeceram notificações anteriores


postado em 15/04/2016 14:50 / atualizado em 15/04/2016 22:05

Prefeitura já enviou 13 mil notificações para moradores da cidade(foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação)
Prefeitura já enviou 13 mil notificações para moradores da cidade (foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação)

Conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti ainda é a melhor maneira para combater a dengue, zika e chikungunya. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) mostram que mais de 80% dos focos estão dentro de domicílios. Pensando em combater e impedir o aumento dos insetos e, consequentemente, das doenças transmitidas por eles, a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai começar a multar donos de imóveis e lotes vagos que oferecem risco. Na próxima segunda-feira, as ações serão contra moradores que tiveram os imóveis notificados por duas vezes em 72 horas, em dias alternados. As medidas estão previstas no Decreto Municipal 639, de fevereiro de 2016.

De acordo com a Prefeitura de Contagem, a ação envolve as secretarias de Saúde, de Obras e Serviços Urbanos, de Defesa Social e do Desenvolvimento Urbano. Os agentes vão verificar se proprietários cumpriram as exigências previstas nas notificações. Caso sejam encontradas irregularidades, serão encaminhados autos de infração. As primeiras fiscalizações ocorrerão em aproximadamente 40 imóveis da região do Bairro Nacional.

O Comitê de Fiscalização de Contagem (Comfisc) selecionou 500 lotes e imóveis espalhados em todas as regiões da cidade. Mesmo em imóveis em que não houver pessoas que permitam o acesso, a prefeitura poderá fazer notificação e abrir as portas com a ajuda de um chaveiro. A prefeitura já notificou 13 mil proprietários de terrenos vagos em toda a cidade. A intenção é fazer com que os locais sejam limpos e murados.

De acordo com o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado na terça-feira, duas pessoas já morreram em decorrência da dengue em Contagem. Um morador também contraiu chikungunya e não resistiu. As causas da morte ainda estão sendo investigadas. A cidade tem, ainda, cinco gestantes confirmadas com zika.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)