(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Entidades de classe promovem ações de combate ao Aedes aegypti

Padarias da capital vão participar de campanha que traz alertas à população em embalagens de pães. Conselho Federal de Farmácia, conselhos regionais e faculdades da área iniciam no sábado mobilização no país


postado em 17/03/2016 18:55 / atualizado em 17/03/2016 23:21

Estudante de farmácia de Conselheiro Lafaeite, junto com a administração municipal, reforçam combate ao mosquito(foto: Prefeitura de Conselheiro Lafaiete/Divulgação)
Estudante de farmácia de Conselheiro Lafaeite, junto com a administração municipal, reforçam combate ao mosquito (foto: Prefeitura de Conselheiro Lafaiete/Divulgação)
Com o crescente aumento dos casos de dengue, o combate ao Aedes aegypti tem mobilizado entidades de classe, que, associadas a ações dos órgãos públicos nos vários municípios mineiros, visam a conter focos do mosquito. Duas entidades anunciaram nesta quinta-feira campanhas de conscientização da população. O Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) está convocando as padarias da capital para estampar nas embalagens dos pães o alerta “O perigo aumentou muito. Não deixe água parada!”. Já o Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com conselhos regionais, entra sábado na guerra contra o Aedes, com farmacêuticos e estudantes das faculdades de farmácia orientando a população.

Este é o quarto ano em que o Amipão faz parceria com a Prefeitura de BH visando a conscientizar a população em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. A ação será feita por meio da adesão das padarias, com o apoio da Casa Sol – que produzirá as embalagens com o slogan da campanha impressa no verso. Inicialmente, foram confeccionadas 400 mil embalagens e a expectativa é abranger aproximadamente 1,2 mil padarias da capital. Um dos alertas que serão impressos nas embalagens é: “Manter os vasos de plantas livres dos pratos, jogar os descartáveis no lixo e os pneus em locais cobertos são ações capazes de reduzir os criadouros.”

No sábado, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), com apoio dos conselhos regionais, incluindo o de Minas Gerais (CRF/MG), e das faculdades de farmácia, faz mobilização nacional para conscientizar a população sobre a necessidade de se combater o Aedes aegypti. Na campanha Todos contra o Aedes aegypti, profissionais da área e estudantes vão esclarecer sobre medicamentos que podem ser usados e os que devem ser evitados, sintomas de cada uma das três doenças transmitidas pelo vetor, entre outros.

Em Belo Horizonte, o Centro Universitário Newton Paiva realiza de 10h às 12h, na avenida Silva Lobo, a distribuição de panfletos e orientações à população sobre medidas preventivas e de combate ao mosquito da dengue, riscos da automedicação, farmacoterapia adequada para o alívio de sintomas, barreiras de proteção e uso correto de repelentes.

Já os estudantes da UNA realizam das 9h às 14h mobilização no hall do câmpus da Rua Guajajaras (número 175). Quem passar em frente à unidade serão abordadas para receber orientação. Serão entregues folhetos explicativos sobre Aedes aegypti, repelentes e medicamentos alopáticos e homeopáticos.

Faculdades do interior também participam da campanha, como a Faculdade Santa Rita (Fasar) de Conselheiro Lafaiete, na Região Central. Entre os dias 17 e 19, alunos do curso de farmácia vão mobilizar as farmácias comunitárias da cidade, distribuindo folders à população e sensibilizando os farmacêuticos para aderir à mobilização nacional, afixando cartazes da campanha em seus estabelecimentos.

Estão ainda engajados estudantes da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) em Governador Valadares; Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (FASF), em Luz; Funorte, de Montes Claros; Faculdade Patos de Minas (FPM); Faculdade Dinâmica, em Ponte Nova; Universidade Vale do Rio Verde, de Três Corações; e Centro Universitário do Triângulo (Unitri), em Uberlândia.

O alvo da campanha é transformar cada farmácia em um ponto avançado de combate ao mosquito. De acordo com Josélia Frade, do Conselho Federal de Farmácia e uma das coordenadoras da campanha, o farmacêutico pode contribuir de várias formas, orientando corretamente os pacientes sobre a prevenção e controle dessas doenças, identificando sinais e sintomas sugestivos, encaminhando casos suspeitos e indicando terapias adequadas. No Brasil existem cerca de 200 mil farmacêuticos e 90 mil farmácias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)